Tag: EAD

A qualificação profissional é o sonho de milhares de pessoas em todo o país. O principal caminho para esse objetivo é a formação no ensino superior, seja para mudar de carreira ou desenvolver novas habilidades em sua área. Você sabe o que faz um engenheiro civil? 

A previsão para os próximos anos é de crescimento para o mercado de construção civil. E, se você já atua na área, tem interesse em crescer profissionalmente e receber melhores remunerações, considere esta graduação. 

Quer saber o que faz um engenheiro civil, quais são os atributos do profissional e onde encontrar oportunidades de trabalho? Continue a leitura. 

o-que-faz-engenheiro-civil

O que faz um engenheiro civil? 

Grandes construções como a Muralha da China, Pirâmides do Egito e castelos exuberantes, transformaram os limites do mundo, trouxeram progresso, criatividade e até hoje, milhares de anos após serem construídas, continuam fazendo parte da história. 

O trabalho do Engenheiro Civil tem o poder de ultrapassar o tempo. A área é uma das especializações da engenharia e seu objetivo é garantir proteção, autonomia, mobilidade e inovação à sociedade. 

O curso de Engenharia Civil tem duração média de 5 anos e grade curricular repleta de cálculos. Portanto, se esta for a sua escolha, saiba que é necessário ter interesse em disciplinas de exatas para concluir a graduação.

Após sua formação e o credenciamento no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), o engenheiro civil pode projetar vigas, barragens, viadutos, usinas, pilares, estruturas, estradas, pontes, túneis, imóveis residenciais e comerciais, reformas, entre outras atribuições. 

O estágio é obrigatório e também um grande diferencial na graduação. Por meio dele é possível aprender na prática o que faz um engenheiro civil e quais são os processos de uma obra. Para quem já trabalha na área, o aproveitamento da graduação é ainda maior. 

Quais funções um engenheiro civil pode assumir?

Mesmo já sendo uma especialização da engenharia, a civil se desdobra em outras diversas funções. Isso só comprova a importância e versatilidade do profissional após a sua formação. Abaixo estão algumas atribuições do engenheiro civil. 

Elaboração de projetos

O projeto é o início de tudo. Neste documento estão todos os processos necessários para qualquer construção ou reforma. Ele traça os objetivos da obra considerando prazos de entregas e orçamentos definidos. 

O desenvolvimento e acompanhamento do projeto é de responsabilidade do Engenheiro Civil. Ele deve avaliar a evolução e qualidade do trabalho, estar sempre atento a qualquer adversidade que possa acontecer durante a obra. 

Monitoramento de construções

O monitoramento das construções também é um atributo do Engenheiro Civil. Após o projeto desenvolvido, aprovado pelo cliente e assinado pelos demais profissionais envolvidos, a obra é iniciada. 

Cabe ao engenheiro civil responsável visitar a obra e monitorar o andamento dela. Esse monitoramento evita que erros se prolonguem por muito mais tempo, além disso, estar sempre na obra permite a conferência dos materiais, definição dos próximos passos e suporte às dúvidas da equipe que trabalha no local. 

engenheira-civil-fiscal-de-obras

Fiscalização de obras

Outra função do engenheiro civil é a fiscalização de obras, que nada mais é do que o acompanhamento técnico e administrativo do projeto inicial. É dever do profissional controlar as despesas para que não estoure o orçamento, calcular e registrar o progresso físico e de produção de qualquer obra. 

 

As atividades são muito dinâmicas e acontecem simultaneamente, por exemplo, enquanto uma equipe libera a instalação do forro cômodo a cômodo, uma outra inicia os processo de lixar e pintar. O fiscal de obras está sempre a par do que está acontecendo, qual a previsão média para a conclusão da obra e orçamentos. 

Perícia

A perícia é um exame técnico e especializado que garante a segurança das edificações, prevenção de possíveis desastres e outros acidentes. Esse trabalho é mais uma das funções do engenheiro civil, que consegue reunir todas as informações necessárias através de estudos aprofundados e laudos.  

O perito de engenharia pode propor soluções técnicas para resolver eventuais problemas, registrar em laudos todos os erros de uma construção e assegurar que nada coloque em risco a vida das pessoas. 

Planejamento e manutenção de obras

Por último e não menos importante, está a atividade de planejamento e manutenção de obras. Podemos dizer que é impossível executar qualquer obra sem um bom planejamento, pois ele serve como um guia para todas as etapas seguintes, desde estudos, organização de alocação de recursos e previsão de possíveis problemas. 

É no planejamento também que o engenheiro pode pensar em soluções de valorização da edificação, afinal, a forma como é construída influencia totalmente em sua precificação na hora da venda. 

A manutenção, por sua vez, preserva o bom desempenho, boas condições técnicas e de segurança das construções, já que todas elas sofrem degradação ao longo do tempo.

Ter esse cuidado periódico evita graves acidentes, como o Viaduto do Eixão Sul, que fica na região central do Distrito Federal e desabou, atingindo carros e restaurantes. Por sorte, ninguém se machucou. 

O que faz um engenheiro civil no setor público

O engenheiro civil que escolher seguir carreira no setor público encontrará vantagens como estabilidade financeira, jornada de trabalho reduzida, plano de carreira, salários atraentes, licença remunerada, entre outros benefícios. 

No entanto, trabalhar em empresas públicas também é lidar com muitas burocracias e questões políticas. O profissional com formação em Engenharia Civil, precisa estar ciente do impacto do seu trabalho na vida da população e exercê-lo com ética.

Se para você as vantagens sobressaem as desvantagens, então estude e se prepare para os concursos públicos. Esse processo seletivo é uma das formas de garantir a sua vaga, a outra, é ser nomeado cargo de confiança e político. 

Os serviços de um engenheiro civil são procurados por muitos órgãos públicos, entre eles estão: 

  • Empresas Estatais (água, saneamento básico, gás e energia): o profissional é responsável por atividades relacionadas aos projetos da companhia. Ele executa a manutenção dos sistemas, supervisiona obras, entre outras demandas.
  • Ministério Público e outros órgãos: o engenheiro pode aconselhar a administração central, em assuntos relacionados a engenharia, gerenciais e acompanhar obras contratadas, estudar e desenvolver projetos e pareceres técnicos.
  • Prefeitura: pode atuar em várias áreas, entre elas estão a elaboração de projetos para obras públicas, como creches, postos de saúde, escolas, etc.), no levantamento de custos, licitações, secretaria de trânsito, entre outras. 
  • Ministério dos Transportes: entre as atribuições do Engenheiro Civil, neste caso, estão a gestão, execução, supervisão e fiscalização de estudos sobre obras ferroviárias, construção de estradas de ferro e promoção do desenvolvimento ferroviário.

    engenheiro-civil-trabalhando-projeto

Áreas de trabalho para um engenheiro civil

As oportunidades de trabalho no setor privado também são muitas. Ao longo da graduação, o engenheiro civil descobre quais áreas tem mais habilidade para seguir carreira. Abaixo estão algumas das possibilidades: 

Construção civil

O mercado de construção civil não para, e mesmo em momentos de crises, o setor se mantém aquecido. O profissional pode elaborar, acompanhar, fiscalizar qualquer obra que esteja contratada.  

Geotecnia

A geotecnia é a área que estuda o comportamento do solo e das rochas. Nenhuma obra começa sem antes passar pelo engenheiro civil especializado nesta área, que com ajuda de estudos, sondas e outras tecnologias, o profissional pode avaliar o estado do solo e permitir que a construção siga.

Infraestrutura urbana 

O engenheiro civil, desenvolve o planejamento e gerencia sistemas urbanos de abastecimento de água, drenagem urbana, esgotamento sanitário e de resíduos sólidos. Sua missão é aperfeiçoar projetos e auxiliar na solução de problemas relacionados à infraestrutura urbana.

Ambiental

Qualquer construção impacta o meio ambiente. Cabe ao profissional garantir que essas interferências sejam as menores possível. O engenheiro civil pode encontrar oportunidades de trabalho na área ambiental justamente para auxiliar nas estratégias de prevenção e sustentabilidade. 

Segurança do trabalho

O setor da construção civil é um dos mais perigosos para se trabalhar, todas as pessoas envolvidas em um projeto estão sujeitas a sofrer acidentes. E o engenheiro civil é um excelente profissional para trabalhar com segurança no trabalho, pois além de saber os processos necessários em uma obra, ele está apto a criar soluções seguras a todos. 

Vale ressaltar a importância de identificar suas habilidades. Ao longo dos estudos você vai conhecer todas as áreas e escolher qual seguir carreira. O mercado de trabalho existe, portanto, estude bastante e se prepare para atuar em um mercado exigente. 

Conclusão

Agora que você já sabe o que faz um engenheiro civil, quais são as suas atribuições e onde estão as vagas de trabalho, tanto no setor público quanto privado. Entende a importância de profissionais qualificados para prestar estes serviços. 

É o engenheiro civil quem assegura a segurança das construções, planeja a mobilidade urbana, projeta pontes e estradas. O desenvolvimento das cidades depende deste profissional. 

Quer se tornar um deles? Então se inscreva no curso de Engenharia Civil com graduação flexível e corra atrás de seu sonho.  

New call-to-action

Inscreva-se no nosso Blog

New call-to-action
cursos empreendedorismo

O que você achou dessa publicação?

Deixe o seu comentário abaixo.

BUY On HUBSPOT