Um em cada cinco jovens entre dezesseis e vinte e seis anos sabe qual carreira profissional seguir. Seja através de testes vocacionais ou influência da família, apenas essa pequena porcentagem já tem uma visão bem definida e clara de qual curso vai escolher e em qual faculdade fazer.
Poucos são os que nascem com sorte e sabem o que querem estudar e onde vão trabalhar desde a infância. Aquela criança que praticamente nasceu sabendo que gosta de animais e quer ser veterinária ou aquele garoto que é um advogado natural desde que entrou no primário.
Mas não se preocupe, é natural chegarmos a fase adulta e ainda não termos decidido qual faculdade fazer, afinal você não é obrigado, ainda adolescente, a escolher qual profissão que vai investir e escolher trabalhar o resto da vida.
Conhecer o mercado de trabalho e ter uma cabeça madura te ajudam a nessa importante decisão. Ter maturidade para compreender as matérias, cumprir as exigências acadêmicas e a experiência com o mercado de trabalho são características que te ajudam a decidir o curso certo. Se você não sabe qual faculdade fazer, não se preocupe, criamos esse post para você.
Durante a leitura vamos te explicar como o ensino superior funciona, quais são os cursos que valem a pena investir e te dar dicas de qual faculdade escolher.
O que você vai ver aqui:
- Comece pelas suas afinidades
1.1 Cursos de exatas
1.2 Área de sociais aplicadas
1.3 Cursos da saúde e bem-estar
1.4 Área da educação- Analise também os seus defeitos e aquilo que não gosta
- Tente se imaginar trabalhando na área
- Observe o trabalho e converse com profissionais
- Veja a grade curricular do curso
- Conheça o mercado de trabalho
Comece pelas suas afinidades
Então, vamos começar pela parte mais fácil: aquilo que você gosta!
É importante que você faça um processo de autoconhecimento para conseguir desenvolver melhor uma percepção de si mesma. Identifique o que gosta de fazer, o que não gosta e quais áreas têm mais facilidade de aprender.
Invista tempo e se dedique a essa fase, pense bem, não é porque gosta de cachorros que pode se tornar uma veterinária. Você se imagina fazendo uma cirurgia em um pequeno cachorro? Ou porque gosta de ler e escrever que vai investir na faculdade de letras, afinal, pode ser que você não se sinta bem lecionando.
No mundo, temos mais de 10 mil opções de carreira, e esse número aumenta todos os dias. E com tanta opção, parece que fica ainda mais difícil, não é mesmo/ Vamos te ajudar a escolher a carreira certa identificando qual área você tem mais afinidades se é na área de ciências exatas, ciências humanas ou ciências biológicas.
É através da escolha dessas áreas que você vai escolher a sua profissão. Você sabe qual a diferença entre elas? Nós te explicamos:
Cursos de exatas
A ciência exata é uma das mais antigas do mundo, usada desde a antiguidade para resolver problemas, testar hipóteses ou teorias. Nesta área estão os cursos e atividades profissionais que englobam característica do raciocínio lógico, contas, e possuem a matemática, física e química como elementos fundamentais.
Entre os principais cursos relacionados com a faculdade na área de ciências exatas podemos citar: astronomia, ciências contábeis, engenharias, cursos da tecnologia de informação, desenho industrial, design de games, matemática, física, sistemas de informação, etc.
Ao escolher um curso de graduação da área de exatas, prepare-se para uma rotina cheia de números e teorias. Mas não pense só nisso essa é uma área muito abrangente e pode englobar conhecimentos de outras coisas.
Por exemplo, se você gosta de biologia e cálculos, pode se identificar com o curso de agronomia ou zootecnia, já quem é criativo pode se identificar com os cursos de desenho industrial ou design de games e quem gosta de máquinas e colocar a cabeça pra funcionar, pode se identificar pelas engenharias.
Cursos que podem te interessar:
- Análise e desenvolvimento de sistemas: mercado de trabalho e salário
- Como é fazer Engenharia de Produção EAD?
- Curso Big Data: como é o curso e por que essa área é tão importante?
- Engenharia de Minas: conheça essa importante área de trabalho
- Faculdade de Agronomia: o que é, atuação e mercado de trabalho
- Saiba agora o que faz um engenheiro civil e como é seu dia a dia
Área de sociais aplicadas
A ciência humana, que também abrange as ciências sociais aplicadas, tem o foco principal estudar o homem como indivíduo e sociedade, tendo os seus comportamentos como objeto de estudo. Os cursos da área de humanas estudam estatísticas e relatos sociais para compreensão da sociedade, as relações sociais e a cultura.
Os elementos fundamentais de estudo das ciências humanas são a filosofia, a beleza (relacionando arte e cultura), e a comunicação. Se gosta de arte, leitura e de refletir sobre questões sociais, as ciências humanas é a sua área!
Segundo o site de empregos Catho, as dez faculdades da área de humanas mais procuradas são: administração, arquitetura e urbanismo, direito, gestão de recursos humanos, jornalismo, publicidade e propaganda, serviço social, marketing e design gráfico.
Outros cursos da área de humanas bastante procurados com boas remunerações salariais são: ciências políticas, ciências sociais, cinema, comunicação social, economia, relações internacionais, pedagogia, relações públicas e teatro.
E veja que interessante, muitos desses cursos abrangem diferentes áreas, como a administração que tem cálculos, mas também muitas questões do relacionamento humano. Já o design gráfico reúne a tecnologia com arte.
Cursos que podem te interessar:
- Área de marketing: conceitos e mercado de trabalho
- Ciências Contábeis EAD: tire todas suas dúvidas sobre o curso e a profissão
- Curso de Logística: tudo que você precisa saber sobre essa graduação
- Curso de RH online: tudo o que você precisa saber
- Gestão Comercial EAD: conheça o curso e as áreas de trabalho
- Tecnólogo em Gestão Financeira: um mercado cheio de possibilidades
Cursos da saúde e bem-estar
Já a área de ciências biológica estuda as áreas da saúde e também é responsável pelos estudos da origem dos seres, a sua evolução e funcionamento. Os estudantes dessa área buscam a compreensão de como o meio ambiente funciona.
Estudam também a vida nas suas mais variadas escalas, micro e macro além da sua relação com o meio ambiente e com os sistemas existentes que fazem com que a vida seja possível. E, para compreensão dessa área, se utiliza experimentações em laboratórios e pesquisas.
Os cursos de medicina, biomedicina, zoologia, biologia molecular, fisioterapia, educação física, histologia, farmácia, nutrição entre muitas outros compõem a áreas de ciências biológicas. Se tem interesse nesta área, é bem provável que já tenha uma afinidade maior com as matérias de biologia e química.
Cursos que podem te interessar:
Área da educação
Agora, se você gosta de ensinar e gosta de fazer a diferença na vida das pessoas, os cursos de licenciatura podem ser a opção certa para você. A licenciatura é indicada para quem ser professor e tem o objetivo de prepará-lo para lecionar em escolas públicas, privadas, ONGs ou até em faculdades se tiver uma pós-graduação.
Além da sala de aula, aqueles que optaram pela licenciatura auxiliam na elaboração de conteúdos educativos como livros, apostilas, oferecer suporte em plataformas virtuais, se tornar um pesquisador e tudo mais que envolva educação.
Artes visuais, pedagogia, letras, matemática, física, química, educação física, ciências biológicas, geografia, são alguns dos cursos do grau de licenciatura.
Com o diploma de licenciatura é possível prestar e assumir vagas específicas em concursos públicos que exigem nível superior. Vale lembrar ainda que o mercado de trabalho para o educador é muito grande e sempre haverá espaço para quem gosta e quer ensinar.
E o bacharelado? Quem o faz pode lecionar? Depende! O bacharelado tem o estudo direcionado para o mercado de trabalho. Durante a faculdade o estudante tem uma visão ampla de aprendizado na área escolhida, com disciplinas teóricas e práticas. Os cursos bacharelado prepara o estudante para atuar diretamente com as atividades da profissão.
Então, caso queira lecionar com um bacharelado, você precisa complementar sua formação com a licenciatura, ou fazer uma pós-graduação na área da educação. Se você se interessa por educação física, por exemplo, uma ideia é emendar as graduações e fazer a licenciatura e o bacharelado.
Isso é interessante, porque o bacharelado traz mais oportunidades no mercado de trabalho e a licenciatura permite que você lecione nas escolas da sua cidade. O profissional pode abrir seu próprio negócio, atuar em empresas particulares, públicas entre outras atividades.
Licenciaturas que podem te interessar:
- Faculdade de geografia: duração, o que estuda e carreira
- Faculdade de pedagogia a distância: saiba agora como funciona
- Quais são as áreas de atuação do profissional de Pedagogia?
Analise também os seus defeitos e aquilo que não gosta
Como lemos acima, conhecer a si mesmo é o primeiro passo para escolher a faculdade certa. Então, agora vamos para uma etapa mais difícil: mapear os seus defeitos e aquilo que você não gosta.
Você pode fazer isso com papel e caneta. Com essa análise de seu perfil, você será capaz de organizar melhor as informações sobre você mesmo facilitando a interpretação e sua auto análise. Não tenha vergonha e seja sincero com você.
De repente, o que era fácil, ficou difícil não é mesmo? Parece uma questão de lógica mas não é, muitas pessoas tem dificuldades de falar ou apontar qualidades e defeitos em si mesma. Mas não desista, lembre-se que você está fazendo isso para seu próprio bem.
Quais são suas qualidades? é comunicativa, inteligente, tem alta capacidade de concentração, é uma pessoa pontual, tranquila e sincera.
E seus defeitos? Muitas vezes apontar seus defeitos pode ajudar mais que suas qualidades e saber qual tipo de aluno você será em sala de aula. Por exemplo: você não gosta de lidar com pessoas, precisa aprender a fazer trabalhos em grupo, não consegue trabalhar sob pressão, tem dificuldade de falar em público, entre outros.
Não se preocupe ninguém é perfeito, e a partir do momento que você reconhecer as coisas que gosta e as que não gosta que você vai conseguir ter um norte e escolher qual faculdade fazer.
Fazer seu perfil pode ajudá-la bastante a se enquadrar em umas das áreas de atuação que citamos acima, afinal nada melhor do que unir o útil com o agradável, ou seja estudar e trabalhar com algo que te dá prazer!
É normal você gostar mais de uma área que de outra, e não tem nada de errado nisso, embora alguns cursos misturam as disciplinas. O importante é ter autoconhecimento e descobrir qual área tem mais afinidade.
O autoconhecimento é importante para identificar as suas habilidades. A junção das suas habilidades com o investimento nos estudos é o que vai fazer de você um bom profissional. Se for preciso peça ajuda de amigos, familiares ou procure ajuda de um psicólogo para esse processo.
Tente se imaginar trabalhando na área
Depois construir seu percurso profissional, tendo em vista seus projetos de vida, se imagine trabalhando na profissão que escolheu.
Quando chegar a hora de escolher qual faculdade fazer, é importante conseguir se imaginar trabalhando na área que escolheu. Tente pensar também sobre quais são seus objetivos de vida e como fará para alcançá-los. Parece uma coisa óbvia mas não é.
Por isso é importante traçar metas e se imaginar trabalhando na área que escolheu. Para alcançar seus objetivos, terá que percorrer um grande caminho e somente depois de entrar na faculdade você terá uma noção de como é o dia-a-dia da profissão escolhida. E, lembre-se você não irá trabalhar e estudar apenas com o que gosta.
Se mesmo depois de matriculado você sentir que escolheu a profissão errada, não se preocupe. Existem centenas de pessoas que acham que escolheram o curso certo mas no primeiro semestre veem que a profissão não é para elas. Para resolver isso tenha uma segunda opção de curso, pode ser até três ou quatro, o importante é não deixar de estudar e investir em você mesma.
Observe o trabalho e converse com profissionais
Conseguiu se imaginar trabalhando em uma profissão? Consegue pensar em planos para seguir em determino trabalho? Ótimo! Agora é hora de pesquisar. Assim que escolhida a área que mais se adequa a você, observe o mercado de trabalho e converse com profissionais da área.
Média salarial, carga horária de trabalho, disponibilidade de vagas no mercado de trabalho e a qualidade de vida de quem trabalha na profissão são pontos importantes que devem ser considerados na escolha do curso. A internet pode te ajudar muito nessa pesquisa, também.
Procure conversar também com professores e coordenadores do curso, fale sobre suas qualidades e experiências na área. Com o convívio diário da profissão, eles poderão te dar dicas se você escolheu a profissão certa ou não.
Veja a grade curricular do curso
Conhecer e analisar a grade curricular e a metodologia da faculdade te ajuda a ter noção de tudo que abrange o curso escolhido para depois não se frustrar. Por isso, é importante pesquisar bem o curso antes de se matricular.
Grade curricular são as disciplinas que serão ministradas durante os anos de curso. Algumas disciplinas são exigidas pelo MEC outras são optativas e variam de faculdade para faculdade. É obrigatória a ministração de algumas disciplinas com uma carga horária mínima e isso é exigência para que o curso tenha eficiência e validade.
Conhecer as disciplinas é interessante para saber a abrangência do curso. Pode ser que só pelo nome do curso, ele não te chame tanta atenção. Mas, então, você percebe que ele abre possibilidades atraentes para você.
Conheça o mercado de trabalho
O mercado de trabalho valoriza quem tem o ensino superior completo. Um diploma de nível superior aumenta suas chances de estar bem empregado e valoriza seu currículo.
Verifique como está o mercado de trabalho na área de atuação que pretende seguir, converse com pessoas formadas na área e analise o que ela tem a dizer sobre o assunto.
Conseguir um cargo melhor, assumir responsabilidades e aumentar a remuneração no fim do mês depende apenas de você.
Tomar a decisão sobre qual faculdade fazer não é fácil. Se bater uma insegurança não se preocupe, é normal na hora de escolher a profissão, não temos como adivinhar como vai ser nosso futuro. Mas, o primeiro passo você já deu: pesquisar e se informar! Por fim, acredite investir em educação será sempre a melhor opção.
E então, conseguiu ter algumas ideais sobre qual faculdade fazer? Então, continue sua pesquisa e conheça os cursos superiores com maior empregabilidade.