Ensino Superior

Profissão tecnólogo: quais são as opções?

Por Redação   |

Tag: Ensino Superior

A graduação tecnológica tem suas vantagens em relação às graduações tradicionais. São cursos de nível superior voltados para a demanda das empresas, com muitas atividades práticas e conteúdos totalmente aplicados à rotina da profissão escolhida.

É o ideal para quem já sabe com o que quer trabalhar no futuro ou busca oportunidades de crescimento profissional. Uma diferença entre técnico e tecnólogo é que quem opta pelo tecnólogo pode seguir direto para uma pós-graduação após a faculdade. Conheça aqui algumas opções de cursos!

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

A profissão do tecnólogo que estudou Análise e Desenvolvimento de Sistemas permite desenvolver softwares para computadores e dispositivos móveis. O analista de sistemas agiliza a comunicação interna nas empresas, configura bancos de dados e cria programas personalizados, de acordo com as necessidades específicas de cada organização.

Ele sabe usar várias linguagens de programação, conhece os sistemas operacionais e ainda é capaz de trabalhar na área de segurança da informação. Atualmente, empresas de todos os segmentos utilizam sistemas informatizados, por isso há muitas oportunidades de trabalho.

Gestão Comercial

O gestor comercial é um líder, que comanda equipes de atendimento, conhece as necessidades do consumidor e cria estratégias de vendas. Nessa profissão, o tecnólogo se destaca no comércio varejista ou de atacado, telemarketing e prestadoras de serviço.

A graduação em Gestão Comercial é ainda uma oportunidade de adquirir conhecimento e qualificar o trabalho de quem é dono de sua própria loja, confecção ou empresa do ramo alimentício, por exemplo. O curso inclui conteúdos como contabilidade, gestão de pessoas, formação de preços, entre outros.

Gestão da Produção Industrial

Com oportunidades principalmente dentro de indústrias, a profissão do tecnólogo em Gestão da Produção Industrial é focada na otimização do processo produtivo. Isso quer dizer que ele conhece bem a linha de produção, os softwares usados nas fábricas, entende de logística e consegue interferir nos custos e na qualidade da produção.

O gestor da produção industrial é um líder, capaz de coordenar os operários e identificar pontos de melhoria. Seu conhecimento também permite aplicar regras de segurança do trabalho.

Marketing

Quem escolhe estudar Marketing cuida da imagem pública da empresa onde trabalha, ou de seus clientes. A profissão do tecnólogo em Marketing consiste em analisar dados e transformá-los em estratégias, ou seja, esse profissional examina o perfil do consumidor, o cenário econômico, a concorrência e o desempenho de produtos, com o objetivo de melhorar os resultados da empresa.

Ele é capaz de fidelizar o público e conquistar novos clientes, seja com divulgação, relacionamento, estratégias de precificação ou desenvolvimento de novos produtos e serviços.

Existem muitas outras opções para quem quer se qualificar e ainda assim entrar rapidamente no mercado de trabalho. Independentemente do curso escolhido, a graduação tecnológica tem boa aceitação por parte das empresas e também do Ministério da Educação, que avalia e confere notas para todos eles.

Conheça mais cursos tecnológicos que vão ajudá-lo a trilhar uma carreira de sucesso acessando o nosso site!