O certo é por hora ou por ora? Você sabe responder? A língua portuguesa é uma das línguas com mais regras gramaticais. É totalmente normal não ter decorado todas elas e acabar se perdendo em alguma ocasião específica.

Porém, quando falamos em provas e vestibulares, essas regrinhas podem acabar tirando pontos valiosos, que podem fazer bastante diferença no seu resultado final. Por isso, é ideal que você as estude de forma completa, não para decorar, e sim para aprender quando utilizar e conseguir um bom resultado na redação de forma natural.

Para isso, busque sempre as regras que você tem mais dificuldade, aquelas que você tem mais chances de errar se fizesse uma redação hoje! 

Foi pensando nisso que trouxemos algumas regrinhas principais e suas explicações. Tudo para que você consiga gravar de forma simples o uso de cada uma delas. Começando pela regra do por hora ou por ora. Vem com a gente!

segunda graduacao

Por hora ou por ora: significado 

Quando falamos em por hora e por ora, muita gente imagina que tenha o mesmo significado. E, por isso, essa regrinha requer atenção. Embora as duas formas existam, elas tem significados bem diferentes.

O “por hora” indica tempo, e pode ser usado para se referir a algo que acontece a cada hora ou a distância que um veículo percorre.

Já o “por ora” é uma expressão que significa por enquanto, por agora, neste momento, e geralmente vem acompanhada de vírgula.

A confusão entre as duas expressões é comum, e isso ocorre principalmente por ambas estarem relacionadas com o tempo. Porém, o “por hora” está relacionado a um tempo específico, de hora em hora, e o “por ora” se relaciona com o momento atual.

Por hora: exemplos 

A melhor forma de decorar as regrinhas é através de exemplos. Então, busque exemplos que te ajudem a entender, e depois faça os seus próprios, com coisas do seu dia a dia. Essa é a melhor forma de nunca esquecer quando utilizar cada um.

Alguns exemplos da utilização do “por hora”:

O carro passou a 100 quilômetros por hora.

O dentista atende pacientes por hora.

O funcionário recebe vinte reais por hora trabalhada.

No shopping passam cerca de mil pessoas por hora.

O aplicativo fornece a previsão do tempo por hora.

O “por hora” é uma expressão bastante utilizada, diferente do por ora. Por isso, faça o exercício de sempre lembrar a forma de escrever quando você for falar algumas expressões parecidas com o exemplo.

Por ora: exemplos 

Assim como o exemplo acima, é ideal que você entenda quando usar cada um com as frases propostas, mas faça os seus próprios exemplos para fixar melhor cada um. Busque por coisas que você tem contato no dia a dia, assim, a associação fica mais fácil e mais fluida, e você acaba tendo referências de como utilizar.

Alguns exemplos da utilização de por ora:

A situação, por ora, vai ficar como está.

Este cidadão, que ora vos fala, não acredita em milagres.

Por ora, já não há nada que podemos fazer.

Esta situação, por ora, não será resolvida.

Por ora, sabemos que não será fácil.

Além desses exemplos, o “ora” sozinho pode ser utilizado como conjunção que indica alternância ou uma interjeição que indica impaciência:

Ora está rindo, ora está chorando, não consigo compreender.

Ora! Não seja tão insensível!

Os dois últimos modos, com o “ora” sozinho, serve apenas para entender outros sentidos da palavra ora. Porém, quando o “por ora” for utilizado, a frase poderá ter um sentido mais formal.

Pratique: exercícios com por hora ou por ora 

Além de assimilar os exemplos dados e entender as sentenças, quando usar uma expressão e quando usar a outra, é ideal que você pratique para fixar ainda mais!

Essa prática deve ser constante, até você sentir que a regra ficou gravada, e perceber que os exercícios se tornaram cada vez mais fáceis.

Separamos alguns exercícios bem simples para você completar as lacunas com por hora ou por ora:

O carro ia a cem quilômetros ______;

O médico atende apenas dois pacientes ______;

Aquele funcionário recebe dez reais ______;

Você verificou a previsão do tempo ______?;

______, apenas temos que esperar,

______, não há nada que possamos fazer;

Esta situação, ______, não será resolvida. 

______, as coisas ficarão como estão;

______, sabemos apenas que serão propostas novas medidas.

por-hora-dicas-portugues

Outras dicas de português para seu dia a dia 

Além dessa regrinha de português, existem outras que também podem acabar confundindo na hora da prova! O ideal é que você monte um cronograma de estudos que inclua o estudo daquilo que você mais tem dificuldade em gravar.

Dessa forma, você garante que não irá se confundir em nenhum momento importante, e nem perderá pontos que possam fazer a diferença no resultado final.

Além disso, fazer os exercícios também é uma boa forma de gravar todas as formas corretas de escrita, e guardar os exemplos que tem a ver com o seu dia a dia ajudam a fixar de vez na sua mente todos os detalhes e regrinhas.

Pensando nisso, nós separamos algumas outras dicas para te ajudar nessa jornada.

A longo prazo ou em longo prazo? 

Essa é uma das mais fáceis de guardar! Geralmente, quando perguntamos o prazo, o “em” já consta direto na pergunta. Em quanto tempo ficará pronto? Em qual prazo posso te pagar? Dessa forma, é só fazer a pergunta para acertar na resposta! Por isso, o mais correto a se usar é “em longo prazo”.

E isso ocorre independentemente da duração do prazo – curto, médio, longo. Vários gramáticos defendem e recomendam que se utilize “em”

Exemplos

Em longo prazo, a obra ficará parada;

Em longo prazo, as demissões foram feitas.

Ela escolheu os resultados em longo prazo.

A fim ou afim? 

A expressão “a fim” é uma locução prepositiva que significa com a finalidade, com o desejo. É como se você estivesse expressando também um objetivo final.

Já a expressão “afim” é um adjetivo que representa quando algo ou alguém possui proximidade, semelhança ou afinidade com outra coisa ou pessoa.

Dessa forma, você pode decorar de forma simples: 

  • afim se relaciona com a palavra afinidade, que se escreve assim, junta;
  • a fim tem a ver com final, finalidade, objetivo final.

 

Além disso, o “a fim” também pode ter um significado bem comum na linguagem informal, principalmente entre os mais jovens. É quando usamos para expressar interesse em alguém. Nesse caso, o correto é a forma separada da expressão, que, por sua vez, indica o desejo de estar junto.

Exemplos 

Eu estava a fim de chegar cedo no evento

Saí cedo a fim de chegar a tempo para o jantar.

Eles tinham ideias afins.

Os idiomas são afins com o português.

Atrás, trás ou traz? 

Essa regrinha confunde muita gente, e parece difícil de entender, mas ela pode ser mais simples do que parece!

Quando falamos em traz, ele é uma conjugação do verbo trazer. Então, ela sempre será usada nesse contexto, para alguém trazer algo.

Já o atrás tem sentido de lugar. Ele é um advérbio que deve ser usado para se referir a algum lugar específico.

Enquanto o trás é uma preposição, também tem sentido de lugar, em locuções, e situação posterior.

Parece difícil? Então dá uma olhada nos exemplos!

Exemplos 

Ele traz almoço todos os dias (do verbo trazer)

Dinheiro não traz felicidade (do verbo trazer)

A moça estava parada atrás do ponto de ônibus (lugar)

Ele escondeu-se atrás do muro (lugar) 

Por favor, vá para trás da cadeira. (localização)

Ele passou para trás da fila. (localização) 

Há uma história por trás daquela foto (localização) 

Ele passou por trás do ônibus. (localização) 

por-hora-dicas-portugues2

Como aprender a escrever corretamente? 

Essas regrinhas que abordamos são apenas algumas das milhares que são difíceis de decorar. E essa dificuldade se dá principalmente à grande quantidade existente delas. É comum se perder em algumas delas, seja na fala ou na escrita.

Porém, não é necessário se desesperar. Apesar de serem muitas, elas são fáceis de aprender quando você se dedica, e você pode passar a ter facilidade com a língua portuguesa.

É fato que, para ir atrás de uma boa nota no vestibular ou ENEM, a redação conta muito, e até mesmo os erros mais pequenos podem acabar tirando pontos valiosos. Dessa forma, é necessário dedicação para conseguir uma boa nota, até mesmo uma nota máxima.

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas que podem ser aplicadas no dia a dia para trazerem avanços nos seus estudos de língua portuguesa! 

Leia mais 

Ler é um exercício que faz bem não somente para sua compreensão das regras da língua portuguesa. A leitura pode de ajudar em muito mais que você imagina!

Uma rotina de leitura aprimora o seu desempenho em interpretação de texto, e pode te ajudar até mesmo na execução de exercícios de outras matérias, como Física, Química, Matemática, História, Cálculo, entre muitos outros.

Além disso, ler mais também te ajuda a manter o seu foco afiado por mais tempo, podendo aumentar a sua produtividade durante provas longas, como é o caso de vestibulares. Você pode passar mais tempo focado, e se cansar com mais tempo de prova. O processo é bastante gradativo, mas tudo é possível.

E claro, a leitura te ajuda a guardar de forma mais simplificada as regras de português, de forma que você memorize de acordo com exemplos fluidos, aqueles que estão dentro de um contexto e uma história.

Com o hábito da leitura, você só tem a ganhar!

Escreva e peça para alguém corrigir 

Um hábito ainda melhor que a leitura para desenvolver as suas capacidades de compreensão das regras de português é a própria escrita!

É muito bacana se propor a escrever, independentemente do tema. Seja no formato das redações de vestibular ou somente escrever para se distrair e dar asas à imaginação. 

Além disso, peça para alguém te ajudar com a correção. Não é necessário ser um professor ou revisor de português, mas é ideal que seja alguém mais experiente, que consiga te ajudar com eventuais erros.

Dessa forma, você vai pegando a prática da escrita, enquanto entende de forma natural as expressões e regrinhas gramaticais que antes te confundiam. Esse entendimento faz com que você deixe de lado a decoreba, e absorva um conhecimento que pode ser útil por toda a vida!

E tem mais: você sabia que a escrita também pode te ajudar na vida? Colocar as palavras no papel de forma coesa pode te ajudar com a organização também de outros setores da sua vida. 

Com o hábito da escrita e da leitura juntas, o céu é o limite para o seu conhecimento.

Faça exercícios de língua portuguesa 

Os exercícios de língua portuguesa também são os que mais vão te ajudar a entender em qual contexto utilizar a expressão correta. Eles ajudam e muito com a associação correta das regrinhas, oferecendo uma noção completa de aplicação prática da gramática correta.

Por isso, você pode buscar esses exercícios na internet, através de sites e aplicativos de ensino, e até mesmo nos simulados, provas passadas de vestibulares e ENEMs. 

Também é possível montar um cronograma de estudo com base nesses exercícios, podendo aumentar a dificuldade deles conforme você avança no entendimento de cada regra. Assim, você se prepara da melhor forma para os vestibulares mais variados, estando na sua melhor forma até mesmo para as provas mais difíceis.

Conclusão

Ao fazer uma redação, sempre revise esses pequenos pontos que podem gerar confusão. O ideal é que você mantenha uma rotina de escrita, revisando sempre depois, pois assim é mais fácil detectar os pequenos erros.

A revisão é também a melhor forma de entender onde você errou e porque errou, tanto em exercícios quanto na redação.

Para fazer uma boa redação que chegue o mais próxima possível da nota máxima, é importante sempre verificar por esses pontos de confusão. Mas uma boa redação não é composta apenas de um português perfeito! Outros pontos também são extremamente importantes, como a coesão, a estrutura, a escrita de acordo com o tema, e até mesmo a introdução!

Agora que você já sabe como utilizar “por hora” ou “por ora”, continue aprendendo. Fizemos um artigo para te ajudar a fazer uma introdução perfeita! Leia agora Como iniciar uma redação? Dicas práticas para uma boa introdução.

 

New call-to-action

Inscreva-se no nosso Blog

New call-to-action
cursos empreendedorismo

O que você achou dessa publicação?

Deixe o seu comentário abaixo.

BUY On HUBSPOT