Cursos de graduação EAD

Tecnólogo em Gestão Financeira: um mercado cheio de possibilidades

Por Redação   |

Tag: Cursos de graduação EAD

O Tecnólogo em Gestão Financeira é um dos cursos situados na grande área de Gestão e Negócios.

Esse curso, disponível apenas na modalidade tecnólogo, é considerado uma área integrante do bacharelado em Administração.

Os estudantes formados em Gestão Financeira possuem um mercado de trabalho amplo, podendo atuar nos mais diferentes setores econômicos.

Em dúvida sobre qual faculdade fazer? Fique por dentro de mais alguns detalhes sobre esse curso e a profissão! Acompanhe a leitura:

1. O que é gestão financeira
  2. O que faz um gestor financeiro
  3. Quanto ganha um gestor financeiro
  4. Quem pode ser gestor financeiro
  5. Como funciona o tecnólogo em Gestão Financeira
  6. A diferença entre o tecnólogo em gestão financeira e um bacharelado
  7. Conclusão

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

O que é gestão financeira

Gestão financeira é a área que cuida da administração de recursos financeiros dentro de qualquer instituição que possua fluxo de caixa.

A área é bastante ampla e permite que os profissionais atuem nos mais diferentes setores da economia, dentro de ONGs, instituições públicas, instituições de ensino e empresas de modo geral.

Algumas atribuições de um gestor financeiro:

• Planejamento Financeiro
  • Análise dos créditos e os demonstrativos contábeis
  • Avaliar a manutenção de estoques
  • Ter influência no desempenho econômico da empresa

Tecnologo-em-gestao-financeira-um-mercado-cheio-de-possibilidades-Pessoa utiliza a calculadora do celular, em frente a um caderno de anotações e um notebook.

O que faz um gestor financeiro

As atividades de um gestor financeiro podem variar de acordo com o local de trabalho, mas suas principais funções são:

• Registrar, identificar, organizar e interpretar informações financeiras;
  • Controlar o fluxo de capital e prever tendências futuras;
  • Acompanhar as flutuações econômicas que podem impactar o negócio;
  • Manter-se informado sobre as mudanças na legislação e nos regulamentos financeiros;
  • Desenvolver planejamentos estratégicos de negócios;
  • Pesquisar, relatar a adotar medidas que influenciam o desempenho dos negócios;
  • Analisar os concorrentes e as tendências de mercado;
  • Desenvolver mecanismos de gestão que minimizem o risco financeiro;
  • Realizar análises e avaliações de oportunidades para a redução de custos;
  • Fazer a contabilidade, gerenciar os sistemas de monitoramento e fazer relatórios;
  • Produzir relatórios financeiros.

Quanto ganha um gestor financeiro

• JÚNIOR | R$ 2.900 - R$ 4.900
  • PLENO | R$ 3.600 - R$ 6.200
  • SÊNIOR | R$ 4.600 - R$ 7.700

Quem pode ser gestor financeiro

Qualquer pessoa formada no ensino médio que, posteriormente, concluir um curso tecnólogo em Gestão Financeira ou um bacharelado em Administração pode atuar como gestor financeiro.

Profissionais formados em outras áreas das ciências exatas, como Economia e Engenharia de Produção, por exemplo, também podem vir a exercer essa profissão.

É preciso ter um perfil analítico, gostar de números, identificar padrões e resolver problemas.

Como funciona o tecnólogo em Gestão Financeira

Os tecnólogos têm duração média de 2 anos e, em geral, não exigem a realização de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), conforme os moldes do bacharelado.

No curso de Gestão Financeira da UNIPAM, os alunos estudam fundamentos das finanças em geral, como:

• Administração,
  • Contabilidade,
  • Estatística,
  • Matemática financeira,
  • Mercado de capitais,
  • Gestão de investimento,
  • Capital de giro,
  • Formação de preços.

Além disso, no curso da UNIPAM, você conta com toda o conforto do ensino EAD, podendo estudar onde, quando e como quiser.

Conheça mais sobre o curso de Gestão Financeira da UNIPAM e conheça nossas oportunidades de bolsas!

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

A diferença entre o tecnólogo em gestão financeira e um bacharelado

O tecnólogo é um curso mais intensivo, de menor duração que o bacharelado e, em geral, mais voltado para a prática.

O curso possui a classificação de ensino superior e possibilita o ingresso mais rápido do profissional no mercado de trabalho.

Também existem algumas diferenças práticas entre cursos técnicos e tecnólogos, sendo que o tecnólogo, por ser superior, exige a formação no ensino médio e a realização de uma prova de vestibular, como o ENEM.

A-diferenca-entre-o-tecnologo-em-gestao-financeira-e-um-bacharelado-Imagem mostra alguém utilizando um notebook, com uma calculadora de mão sobre a mesa.

Conclusão

Caso você tenha se identificado com o perfil de gestor financeiro ou gestora financeira, goste de lidar com números e aprecie a facilidade do EAD, o curso de Gestão Financeira da UNIPAM foi feito para você. Não deixe de conhecer!

Acompanhe o Blog do EAD UNIPAM para ler outros artigos como esse. Trazemos sempre novos assuntos relevantes para sua trajetória acadêmica e profissional. 😉