Você já ouviu falar em faculdade semipresencial? Quer saber como funciona? Neste artigo nós vamos explicar para você o que é essa modalidade de ensino, como funciona e média de valores da mensalidade.

Além disso, você vai saber o que é mito e o que é verdade sobre o ensino semipresencial, que é uma forma de realizar o sonho da graduação que vem conquistando cada vez mais adeptos.

faculdade-semipresencial

Afinal, o que é uma graduação semipresencial?

Pode soar até um pouco estranho e causar a sensação de que semipresencial se trata de uma faculdade metade EAD, metade presencial. Mas não é exatamente isso, o MEC (Ministério da Educação) autoriza e reconhece como faculdade semipresencial o curso que tiver 80% de carga horária presencial e 20% de forma a distância.

Isso amplia e facilita a oferta dos cursos de ensino superior e facilita a vida de quem quer estudar, mas não tem a disponibilidade de tempo que um ensino presencial poderia exigir, e ainda economiza dinheiro, pois as mensalidades são mais em conta.

O ensino a distância cresceu e se popularizou muito nos últimos anos, mas você sabia que nem todo o curso pode ser ofertado a distância? Isso acontece porque alguns cursos têm restrições quanto às aulas teóricas e práticas, e com isso o MEC não autoriza que a oferta se dê de forma EAD.

E é para atender essa demanda que surgem as faculdades semipresenciais. Muitos cursos do tipo tecnólogo, bacharelado e licenciatura podem ser ofertados dessa forma. Aqui no UNIPAM, por exemplo, tem os seguintes cursos semipresenciais:

Esse tipo de modalidade consegue juntar o que tem de melhor no presencial e no EAD. Como? Simples, você estuda a teoria com autonomia e flexibilidade: assiste às aulas onde quiser, na hora que preferir e ao mesmo tempo põe em prática tudo que está aprendendo, participa de projetos e resolve problemas reais da sua profissão!

Ou seja, a fusão desses dois vai te ajudar a desenvolver todas as habilidades e conhecimentos necessários para ser um profissional bem colocado no mercado de trabalho!

Mas não se engane, optar por uma faculdade semipresencial não significa que você só vai ter que estudar quando estiver no presencial.

As disciplinas EAD têm peso e também são decisivas para que você alcance a aprovação. Então é preciso dedicação da mesma forma que em uma aula presencial.

Para te auxiliar na hora de organizar os estudos, existem várias ferramentas que você pode usar. Uma delas é a planilha de estudos.

Assim, você pode definir a ordem do que estudar, quanto tempo se dedicar para cada disciplina, além de se atentar aos prazos de entregas e dias dos encontros presenciais.

E quanto custa fazer uma faculdade semipresencial?

Assim como no EAD, ao escolher uma faculdade semipresencial você economiza tempo e dinheiro. Isso acontece porque, por exemplo, produzir uma aula EAD custa menos do que produzir uma aula presencial.

No caso da faculdade semipresencial, ainda sim custa menos do que a presencial, já que uma parte das aulas acontecem de forma EAD. Em média os valores das mensalidades podem variar de R$ 300,00 a R$ 500,00.

E além disso, existem possibilidades de bolsas de estudos. Isso mesmo, o ProUni é uma forma de bolsa de estudos promovida pelo Governo Federal.

Mas as instituições costumam também ter políticas de bolsas internas, como no UNIPAM, que existem bolsas e descontos conforme nota do ENEM, transferência, segunda graduação, e mais outras possibilidades.

faculdade-semipresencial-formanda

E o diploma de uma faculdade semipresencial, tem o mesmo peso?

Essa é uma dúvida comum em quem escolhe tanto o semipresencial quanto o EAD. Será que o diploma vai valer? E a resposta é: VALE SIM! Desde que a instituição de ensino que você escolheu cursar seja reconhecida pelo Ministério da Educação.

Você pode conferir as instituições diretamente no site do MEC. Estando tudo certo, é só se preparar para o vestibular e, sendo aprovado, aguardar o início das aulas.

E qual é a diferença entre a faculdade semipresencial e o EAD?

No EAD as aulas acontecem 100% online, e o aluno pode acessar de qualquer lugar. O semipresencial, nas disciplinas que são a distância também acontecem dessa forma. Porém não se pode esquecer das aulas práticas presenciais.

As disciplinas a distancia, por mais que o aluno estude de forma individual, ele não está sozinho, pois tem disponíveis os tutores, além de fórum de discussão das disciplinas para poder interagir com os colegas e compartilhar conhecimentos.

Já quando se trata dos dias presenciais, naturalmente acontece um formato de aula mais “tradicional” com professores e alunos em sala de aula.

E o que elas têm em comum? Além da qualidade de ensino, uma biblioteca completa para ajudar a complementar seu conhecimento, além de toda a estrutura do campus disponível para estudo.

E depois de concluída a faculdade semipresencial, quanto eu vou ganhar?

Normalmente quem busca ingressar no ensino superior, quer mudar de vida. Seja trabalhando com o que gosta, ganhando mais, ou até mesmo os dois juntos. Segundo dados do IBGE, a média salarial no Brasil é de R$2.261,00, podendo variar conforme o estado.

Mas quando se tem o ensino superior completo, esse cenário já muda. Em média, a remuneração de quem tem faculdade é de R$4.925,00. Pode variar conforme o curso, e se for Bacharelado, Tecnólogo, ou Licenciatura.

E depois de formado, se seu desejo for continuar se especializando, esse valor pode aumentar cerca de 68%. Pois o mercado de trabalho busca sempre profissionais com diferenciais, e optar por continuar estudando seja uma pós-graduação ou MBA irá fazer de você um profissional de destaque.

Ou seja, você investe na faculdade semipresencial, e os retornos chegam. Tanto no que se refere a realização profissional, quanto na remuneração. Então o que mais falta para você escolher começar a graduação agora mesmo? Conheça os cursos semipresenciais do UNIPAM e transforme sua vida.