Quando você pensa em pedagogia, o que vem à cabeça é aquela imagem da professora ensinando crianças no jardim de infância? Pois saiba que a profissão não se limita apenas a essa atividade! Vamos te explicar tudo nas próximas linhas e também falar da faculdade de Pedagogia a Distância.

O profissional de pedagogia não trabalha apenas ensinando as matérias escolares, mas também na formação do desenvolvimento socioemocional de crianças e até adultos que estão iniciando os processos de aprendizado.

Se você está pensando em seguir essa carreira, saiba que a faculdade de pedagogia a distância te dá uma formação bastante ampla e que oferece vários caminhos e possibilidades no mercado de trabalho.

Vamos entender um pouco mais sobre a profissão de pedagogo?

pedagoga

O que faz o pedagogo

O pedagogo é o profissional especialista em educação. Em outras palavras, a profissão de pedagogo é um trabalho de apoio e orientação que contribui para a construção do conhecimento através de ensino e aprendizado de qualidade.

É função do pedagogo acompanhar crianças e adultos em seus primeiros processos de aprendizagem, por isso é uma profissão que está diretamente relacionado a atividades de um professor.

Porém, ao contrário do que muitos acreditam, a pedagogia não se restringe apenas ambiente escolar, nem somente a educação infantil. O perfil de um pedagogo tem mudado nos últimos anos, e seu campo de atuação vai muito além de além das salas de aulas.

Veja a seguir todas as áreas de trabalho disponíveis para quem faz faculdade de pedagogia.

Educação de crianças

Essa área é a opção mais popular para os formados no curso. Aqui, o pedagogo irá trabalhar diretamente com a educação infantil, dentro de escolas ou com reforço escolar. O profissional será responsável pela alfabetização, aprendizagem, desenvolvimento socioemocional das crianças e a interpretação dos aspectos culturais da sociedade.

O pedagogo pode dar aulas para crianças que frequentam a creche de 0 a 3 anos, pré-escola com crianças entre 4 a 5 anos e os anos iniciais do ensino fundamental com crianças a partir de 6 anos.

A educação infantil é uma área de atuação desafiadora e exige bastante conhecimento e dedicação do profissional.

Educação de grupos especiais

Os objetivos da educação especial, ou educação inclusiva como também é conhecida, são os mesmos da educação em geral, o que diferencia é que aqui o pedagogo irá trabalhar com um público mais específico.

A função do pedagogo é desenvolver a igualdade de oportunidades na educação atendendo às diferenças individuais de cada um e suas necessidades, através de uma adaptação do sistema educativo. 

A educação inclusiva é voltado para o desenvolvimento e educação de crianças ou adultos com algum tipo de necessidade especiais, por exemplo, alunos surdos, cegos ou com algum tipo de deficiência físico ou intelectual. Também entra nesse grupo, crianças com transtornos globais de desenvolvimento ou com altas habilidades/superdotação.

Apesar de ser alvo de críticas por sua exclusividade e por não promover o convívio entre as crianças especiais e as demais crianças, a educação especial vem ganhando destaque e tem sido a escolha de novos pedagogos devido aos movimentos de inclusão social.

Gestão Escolar e de professores

A gestão escolar é formada pela direção e coordenação da escola. Assim, se você deseja trabalhar como diretora de escola infantil, a faculdade de pedagogia a distância te dá toda a base e direcionamento para isso.

Além de cuidar do bom desenvolvimento da escola, entre as tarefas de um diretor escolar está a gestão dos professores. Para oferecer uma boa gestão, o diretor deve estimular a formação continuada dos professores, oferecer cursos aos docentes e participar de reuniões com os pais. Quando a direção trabalha ao lado do professor, as chances de sucesso da escola e também do aluno crescem.

Pedagogia hospitalar

Os pedagogos que atuam nessa área ensinam e acompanham a aprendizagem de crianças e adolescentes que estão hospitalizadas e não conseguem frequentar a escola normalmente.

Nos hospitais há muitas crianças e adolescentes internados e que, muitas vezes, perdem o ano letivo por permanecerem hospitalizados por um longo período de tempo. O papel do pedagogo aqui é evitar que isso aconteça e permitir que o ensino continue durante o período de hospitalização para que não haja grandes atrasos no desenvolvimento da criança ou adolescente.

Além da alfabetização, o pedagogo que trabalha na área da saúde hospitalar deve zelar pelo bem estar físico e psíquico do paciente.

Pedagogia empresarial

A pedagogia empresarial tem como objetivo principal desenvolver projetos educacionais nas empresas e colocá-los em prática. Aqui o pedagogo possui competências para trabalhar na área de recursos humanos e setor administrativo.

Dentro da empresa o profissional pode treinar e capacitar colaboradores propondo atividades e ações para o desenvolvimento pessoal e profissional dos funcionários.

Muito além dos tradicionais cursos e palestras, a pedagogia empresarial pode ser a criação de atividades de integração, treinamentos corporativos, dinâmicas especiais ou métodos mais inovadores para capacitação do funcionário.

Produção de material didático

Aqui o profissional da pedagogia participa da criação e elaboração de livros, apostilas, vídeo, aplicativos e até jogos educativos. O material didático pedagógico, impresso ou digital, tem como objetivo facilitar o acesso dos alunos aos conteúdos de diversas disciplinas, funcionando como um recurso pedagógico de auxílio do professor.

Junto com as editoras, o material didático pode incluir sugestões de leituras complementares, resumos de conteúdos, ilustrações e fotografias que facilitem a compreensão das disciplinas.

Como é a faculdade de pedagogia a distância

Existem duas modalidade de faculdade de pedagogia a distância: bacharelado e licenciatura, sendo a licenciatura mais comum de achar.

A licenciatura é indicada para quem ser professor e tem o objetivo de preparar o aluno para lecionar em escolas públicas, privadas, ONGs, presídios entre outras opções, como citamos acima. A licenciatura, no entanto, também capacita para a gestão de ambientes escolares, uma vez que o curso aborda questões relacionadas a esta área.

Agora se você optar pelo bacharel poderá trabalhar com consultorias e assessorias, editoras de livros didáticos, órgãos públicos ligados à educação, museus entre outros.

A faculdade de pedagogia a distância tem duração média de 4 anos. Durante esse tempo você estuda toda a parte teórica e prática do curso, realizar os estágios, que são obrigatórios, e apresenta o TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

Como funciona o EAD

No ensino a distância as tradicionais salas de aula dão lugar ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). O AVA é a plataforma digital onde os alunos matriculados no curso podem assistir às aulas e tirar dúvidas com os professores. Para isso, basta ter um computador, celular ou tablet com acesso à internet.

Os professores são os responsáveis pela ministração das disciplinas. São eles quem elaboram o plano de ensino, materiais didáticos e as avaliações. Já os tutores auxiliam no esclarecimento de dúvidas e dão todo suporte que o aluno EAD necessitar, de maneira online ou presencialmente nos polos de apoio.

O diploma de uma faculdade de pedagogia a distância tem a mesma validade do diploma dos cursos presenciais, pois não existe nenhuma identificação no diploma dizendo que o aluno fez o curso na modalidade a distância ou presencial.

Por fim, tenha em mente que fazer faculdade EAD não é mais fácil do que a faculdade presencia. Para se dar bem é preciso ter comprometimento, dedicação, e claro uma boa rotina de estudos e leitura.

Como são as aulas

As aulas ficam disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana no ambiente virtual. Os professores gravam as vídeo aulas, e o aluno pode assistir conforme o tempo que se dedicou a estudar e quantas vezes quiser.

O ambiente virtual oferece também salas de bate-papo e fóruns de debates, para que os estudantes possam trocar ideias com os colegas de turma e tirar dúvidas com os professores.

pedagoga 2

Principais disciplinas da faculdade de pedagogia a distância

A grade curricular do curso, assim como a nomenclatura das disciplinas podem variar de faculdade para faculdade. Porém existem disciplinas exigidas pelo MEC, entre elas estão: Alfabetização e Letramento, Didática, História, Filosofia e Sociologia da Educação, Fundamentos da Infância, Psicologia da Educação, Psicopedagogia entre outras.

Como ingressar

Cada instituição decide como será o processo seletivo. Os meios mais comuns de se ingressar na faculdade EAD é por vestibular ou com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

New call-to-action

 

Qual o perfil do aluno de pedagogia

Gostar de ensinar e aprender

Para se destacar entre os demais, o aluno que optou pelo curso de pedagogia deve gostar de aprender para poder ensinar. Nós sabemos que aprender e ensinar é uma via de mão dupla, porém é importante ter em mente que a pedagogia é uma área que se atualiza todos os dias então, se prepare para ter uma rotina de leitura e aprendizagem diária.

Comunicação e empatia

Não basta apenas gostar de ensinar, para transmitir o conteúdo com confiança e segurança é preciso ter boa comunicação e empatia para se colocar no lugar do aluno e entender as suas dificuldades e limitações.

Paciência

Essa quem sabe seja a maior característica desse profissional. É preciso ter paciência para saber lidar com os diferentes tempos de aprendizagem, habilidade e adaptação de cada aluno. E lembre-se, além de lidar com as crianças você também terá contato frequente com os pais e responsáveis. Será importante ter paciência para conversar e entender as diferenças de personalidades de cada um.

Criatividade e curiosidade

Ser criativo e curioso na profissão de pedagogia é o que faz toda a diferença no perfil profissional. É preciso criatividade para chamar atenção dos pequenos e ajudá-los a aprender de forma eficaz e para ser criativo é preciso ser curioso, ser um pedagogo curioso e o que o motiva a descobrir novos conteúdos e maneiras de ensinar.

Como é o mercado de trabalho em pedagogia?

O mercado de trabalho para o pedagogo que opta pela licenciatura é um dos que mais emprega no Brasil. Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 94,13% dos pedagogos estão empregados. Isso porque existem muitas escolas públicas e particulares no país e todas elas exigem professores com diploma do ensino superior.

Quanto ganha um pedagogo?

O salário de um pedagogo vai depender da sua experiência, área em que atua, especialização, tempo de atuação na área, cidade onde mora, entre outros fatores.

No começo da carreira, a média salarial de um pedagogo varia entre R$ 1.600,00 a R$ 2.000,00 mensais. Já no auge da sua carreira, um pedagogo pode chegar a receber entre R$ 4.000,00 e R$ 6.000,00.

Como escolher a melhor faculdade de pedagogia a distância?

Se você se identificou com o perfil e está certa que a profissão de pedagogo é para você, então está na hora de procurar por uma boa faculdade de pedagogia a distância. Confira essas dicas para escolher a melhor faculdade.

Reconhecimento do MEC

Ao escolher uma faculdade reconhecida pelo Ministério da Educação, você terá a certeza de que a instituição está autorizada a oferecer o curso de pedagogia a distância e saberá que a universidade cumpre com todos os requisitos de qualidade exigidos pelo do MEC.

Renome da faculdade

A escolha de uma boa faculdade é fundamental para fazer um curso de qualidade. Fique atento às notícias sobre a faculdade e foque sua pesquisa para pontos importantes, como: quantos anos está no mercado; quantos alunos entram por ano ou semestre; quantos se formam e quantos já estão no mercado de trabalho.

Professores

Em relação aos professores e coordenadores, você pode conversar com eles e analisar os currículos para saber quais são as experiências e vivência na área. É fundamental que a maioria dos seus professores sejam mestres e/ou doutores. Tudo isso interfere na qualidade do ensino que será aplicada.

Metodologia de ensino

Aqui você deve avaliar a maneira como as disciplinas serão aplicadas ao aluno durante o curso. A metodologia da faculdade e pedagogia a distância é tão criteriosa quanto a presencial, pois além de professores qualificados a forma como esses conteúdos serão aplicados é importante para que você tenha um ensino de qualidade.

Por que fazer faculdade de pedagogia a distância

A educação a distância é a alternativa para quem deseja fazer o curso de pedagogia a distância, mas precisa de flexibilidade de horário e mensalidades mais em conta.

O aluno que opta por fazer faculdade de pedagogia a distância terá a mesma qualidade de ensino que no método presencial, porém com a vantagem de fazer sua própria rotina e estudar a qualquer horário do dia ou da noite. Na faculdade EAD professores e alunos não precisam estar no mesmo ambiente ou no mesmo horário para que as aulas aconteçam.

Outra vantagem que faz valer a pena estudar pedagogia à distância, é a economia de dinheiro. Fazer faculdade a distância é mais barato que presencialmente. Quando falamos de mensalidade, algumas instituições reduzem até 50% se comparado ao método presencial. E não pense que é só isso, na modalidade EAD você também economia com transporte e alimentação fora de casa.

Além disso, no ensino a distância, o aluno desenvolve autonomia, capacidade de ser autodidata e organização, qualidades essas serão importantes quando ele for para o mercado de trabalho.

Gostou de saber mais sobre a profissão de pedagogo, mercado de trabalho e as vantagens de investir na faculdade de pedagogia a distância?

Então, conheça o curso de Pedagogia do UNIPAM e confira os benefícios que a universidade disponibiliza para você.

New call-to-action

Inscreva-se no nosso Blog

New call-to-action
cursos empreendedorismo

O que você achou dessa publicação?

Deixe o seu comentário abaixo.

BUY On HUBSPOT