Definição de preços e pontos de venda, análise do comportamento do consumidor, pesquisas de mercado, lançamento de produtos. Ainda que não percebamos, o marketing está presente em várias esferas de nossas vidas.

Se você está pensando em fazer faculdade de marketing, não pode deixar de ler os tópicos a seguir. Neste post, apresentamos a importância do marketing ao longo da história, as novidades na profissão com o surgimento da internet e o mercado de trabalho para quem deseja seguir essa carreira. Siga conosco!

 

Importância do marketing

No Brasil, o marketing já passou por diversas fases, desde as primeiras iniciativas na época das radionovelas até o surgimento de estudos científicos e atividades baseadas em inteligência estratégica para alcançar resultados.

Por meio do marketing, as empresas podem conhecer seus clientes e concorrentes, aperfeiçoar o relacionamento com os consumidores, aumentar o valor de sua marca, crescer o número de vendas e muito mais.

Tudo isso significa que o marketing é imprescindível para o sucesso e para o crescimento de qualquer negócio, sendo um importante setor estratégico dentro das empresas. Se você deseja estudar Marketing, seja em uma faculdade a distância ou presencial, saiba que com certeza essa é uma área de grande relevância para as organizações.

Marketing na era digital

Como falamos anteriormente, o marketing mudou bastante ao longo da história. Logo, ele também se adaptou às novidades da era digital. Quem está pensando em fazer faculdade de marketing pode considerar essa área como uma das possibilidades de atuação profissional e formação universitária.

O marketing teve grande capacidade de se adaptar aos novos tempos. Atualmente, ações como análise de grande volume de dados, automatização de tarefas e robôs que interagem com clientes são comuns para o profissional de marketing digital. Essas atividades correspondem aos termos big data, business intelligence, automação de marketing e chatbots, temas de discussão frequentes no mundo do marketing.

Mercado de trabalho em marketing

Se você está pensando em fazer um curso superior de marketing, com certeza precisa saber quais são as oportunidades existentes no mercado de trabalho para os profissionais dessa área.

Entre os setores com maior demanda em marketing, de acordo com as consultorias de recrutamento Robert Half, Michael Page, Hays e STATO, estão aquelas ligadas ao digital e à inteligência de negócio.

O mercado de trabalho procura profissionais para gerir processos de transformação digital, gerenciar redes sociais e lojas online e criar estratégias de posicionamento da marca e de comercialização dos produtos, entre outros.

A tecnologia também promove mudanças em ações de marketing fora dos ambientes digitais. O profissional da área deve estar atento à promoção de experiências do consumidor ao vivo, o chamado live marketing, em associação a elementos tecnológicos inovadores, como a realidade virtual.

Se quiser ingressar mais rapidamente no mercado de trabalho, considere fazer uma graduação para se tornar um tecnólogo em marketing. Esse tipo de curso tem menor duração e foco em conhecimentos práticos.

Se você deseja fazer faculdade de marketing, você descobriu neste post tudo o que precisava saber sobre o atual momento dessa carreira. O marketing mudou muito desde seus primeiros anos e conseguiu se adaptar aos novos tempos, gerando novas oportunidades de trabalho.

New call-to-action

Inscreva-se no nosso Blog

New call-to-action
cursos empreendedorismo

O que você achou dessa publicação?

Deixe o seu comentário abaixo.

BUY On HUBSPOT