Já pensou em fazer uma faculdade de geografia para poder atuar como professor ou geógrafo? 

Esse é um curso muito interessante porque a graduação em geografia prepara o estudante para interpretar a superfície terrestre e a relação do ser humano com a paisagem. 

geografia é uma área do conhecimento bastante ampla e que vai desde estudos específicos sobre formação de paisagens e clima, até o estudo da geografia humana, ou seja, o estudo de como nós interagimos com o mundo ao nosso redor. 

A faculdade de geografia é uma ótima oportunidade para quem é curioso e tem um bom senso de observação.

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

E se você chegou até aqui porque quer saber mais sobre esse campo de estudo, continue lendo, pois neste artigo vamos falar sobre como é a faculdade de geografia, o que você estuda na graduação e quais são suas opções de carreira depois de formado. 

Neste artigo, você vai conferir:
O que se estuda na faculdade de geografia?
Tipos de faculdade de geografia
Quanto tempo dura a graduação em geografia?
Quais matérias se estuda no curso de geografia?
Quem é formado em geografia pode trabalhar com o quê?
Onde estudar geografia?
Conclusão

 

O que se estuda na faculdade de geografia? 

Para explicar resumidamente, a geografia é o campo da ciência que estuda a relação do ser humano com o espaço que ele habita e, também, a superfície da Terra e como as paisagens ao nosso redor se formam. 

Os estudos da geografia são abrangentes porque podem ser aplicados desde o aspecto social do uso da terra, até o mais técnico. Por isso, dentro da graduação, você encontrará matérias sobre clima, cartografia e estudos sociais. 

Durante o curso, você também terá pesquisa de campo. É nessas saídas que o estudante fica em contato com a análise de relevo, clima, solo, vegetação e sistemas hidrográficos. 

O objetivo da graduação em geografia é formar profissionais que saibam ler e interpretar o terreno ao seu redor, emitir laudos técnicos nos mais diversos cenários e, no caso da licenciatura, passar seus conhecimentos adiante e despertar o interesse do estudante sobre a disciplina. 

Perfil de quem faz faculdade de geografia 

O estudante de geografia é uma pessoa que gosta de estar sempre se atualizando e que seja curiosa por novos conhecimentos. É alguém que gosta de saber a origem das coisas. 

Também é uma pessoa observadora e analítica, além de alguém que sente prazer em estar ao ar livre e em contato com a natureza.

faculdade de geografia - mulher estudando com livros e computador

Tipos de faculdade de geografia 

A faculdade de geografia no Brasil se divide em duas habilitações: a licenciatura e o bacharelado. Além disso, você também encontra as duas habilitações em duas modalidades: presencial e curso de geografia EAD. 

Licenciatura em Geografia 

A licenciatura em geografia é a habilitação do curso que forma professores da disciplina. 

Além de conter matérias que são o cerne da formação, a licenciatura ainda traz matérias mais específicas sobre docência. 

Normalmente, nos primeiros anos, o foco do curso fica nas disciplinas de geografia básica. E aos poucos, juntamente com o oferecimento de disciplinas optativas, o estudante tem acesso à área de pedagogia. 

Estes conteúdos envolvem teorias e modelos de ensino, métodos para dar aulas de geografia e como lidar com os desafios da sala de aula, além de outras ferramentas essenciais para exercer a atividade de professor. 

Bacharelado em Geografia 

Já o bacharelado em geografia tem um foco mais técnico e forma o estudante para atuar como geógrafo em empresas privadas, públicas e na indústria. 

A habilitação de bacharelado em geografia estuda as mesmas matérias de geografia básica, mas também aprofunda mais em estudos de laboratório e análise de dados coletados nas pesquisas de campo. 

Quanto tempo dura a graduação em geografia? 

Toda graduação têm um número exato de matérias que você concluir para conseguir se formar. Elas são divididas em semestres e a média de uma faculdade de geografia no país é de 8 a 10 semestres. 

Isso significa que, se você fizer todas as matérias na ordem e tempo indicado, leva entre 4 a 5 anos para concluir o curso. Porém, se você escolher fazer menos matérias por semestre, pode levar um pouco mais do que isso.

faculdade de geografia - quais materiais se estuda no curso de geografia

Quais matérias se estuda no curso de geografia? 

Escolhendo estudar geografia, você primeiro vai precisar definir uma habilitação para o seu curso. E a partir dessa escolha, você vai acabar estudando matérias distintas e tendo uma grade curricular com focos diferentes. 

Por isso, é importante você pesquisar a grade curricular da habilitação que mais faz sentido para você. Porém, em termos gerais, uma faculdade de geografia pode passar por assuntos como: 

  • Cartografia; 
  • Climatologia; 
  • Geologia; 
  • Estudos de regionalização; 
  • Análise ambiental; 
  • Recursos hídricos; 
  • Geografia do Brasil; 
  • Estudos da população; 

Quando estamos falando da licenciatura, outros assuntos são incorporados na grade curricular, como: educação geográfica, metodologia de ensino da geografia e estágios supervisionados como professor da matéria. 

Quem é formado em geografia pode trabalhar com o quê? 

Durante a faculdade de geografia, você aprende a entender o espaço ao seu redor através da interpretação da interação do ser humano com o ambiente. 

E esse é o cerne do trabalho de quem se forma no curso. O geógrafo, o nome da profissão do bacharel em geografia, analisa e interpreta o planejamento e o uso de uma região, seja urbano ou rural. 

E isso se traduz para o mercado de trabalho como a emissão de laudos e pareceres técnicos, o monitoramento do uso e ocupação de um pedaço de terra, vistorias de áreas que serão utilizadas para estudo e diagnósticos de impactos e tendências em um determinado lugar. 

Tudo isso dentro de algumas áreas de interesse e atuação específicas que veremos em seguida. E além de atuar como geógrafo, quem se forma em geografia pode ser professor ou pesquisador. 

Opções de carreira para quem faz faculdade de geografia 

As atividades do profissional formado em geografia passam pela pesquisa acadêmica, docência e atuação no mercado como bacharel. 

A pesquisa acadêmica é uma área com algumas oportunidades e enquanto pesquisador, você dedicará seus esforços em explorar um determinado tema. 

Enquanto docente, você pode ensinar geografia em escolas públicas e privadas de nível fundamental e médio, além de cursinhos. E enquanto profissional no mercado, você pode atuar em empresas privadas, indústrias e órgãos públicos. 

Segundo o Guia da Carreira, existe uma demanda muito grande no país por docentes da matéria de geografia, especialmente em cidades do interior. 

E o portal também sinaliza que a atuação em órgãos públicos e governamentais podem ser uma boa oportunidade para bacharéis. 

Além disso, o mercado de cartografia, análise de solo e consultoria têm uma certa carência de especialistas e pode ser uma oportunidade, caso você goste desses tópicos. 

Professor de geografia 

Quem escolhe a licenciatura como habilitação se forma professor de geografia. E o professor tem um papel essencial em despertar o interesse dos estudantes pelo assunto. No Brasil, o salário médio de um professor de geografia é de R$3.400,00. 

E, curiosidade: o Dia do Professor de Geografia é comemorado no país no dia 26 de junho.

faculdade de geografia - opções de carreira para quem faz faculdade de geografia

Geógrafo 

Já quem opta pelo bacharelado como habilitação se forma geógrafo, e esta habilitação tem uma gama muito maior de atuação no mercado de trabalho. Como dissemos acima, o geógrafo pode atuar em empresas públicas, privadas, na indústria e no governo. 

Segundo o Glassdoor, a média salarial de um geógrafo no Brasil é de R$5.600,00. 

E sobre as áreas de atuação, um geógrafo pode trabalhar, entre outras áreas, com: 

  • Cartografia digital: elaborando mapas a partir de imagens de satélites; 
  • Geoprocessamento: elaborando bancos de dados geográficos e de mapas; 
  • Planejamento agrícola: elaborando estratégias para ocupação de regiões sem impacto ambiental; 
  • Geografia de transportes: planejando sistemas de transportes e de trânsito; 
  • Planejamento urbano: trabalhando com planos diretores e estruturação de áreas urbanas; 
  • Geopolítica: estudando a organização social, economia e política de países e regiões. 

É importante destacar que para atuar em áreas mais técnicas, e emitir laudos e pareceres, o geógrafo precisa de um registro no CREA, o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, de seu estado. 

Onde estudar geografia 

E agora que você já está por dentro do que faz um profissional formado em geografia, vamos falar sobre onde você pode fazer faculdade de geografia. 

Como dissemos acima, existem duas modalidades, o ensino presencial e o curso de geografia EAD. Então, esta é sua primeira escolha. A segunda escolha é entre a licenciatura e o bacharelado. Você gostaria de trabalhar como geógrafo ou professor de geografia? 

E depois de ter essas duas escolhas feitas, você pode conhecer os cursos oferecidos por faculdades brasileiras e avaliar a grade curricular. Para isso, convidamos você a conhecer a faculdade de geografia EAD do UNIPAM. 

O curso que oferecemos tem qualidade comprovada, prepara você de verdade para o mercado de trabalho e ainda é um curso acessível de todas as maneiras, pois possibilita que você faça sua própria rotina de estudos. 

Por isso, conheça nosso curso de geografia EAD neste link. 

Conclusão 

Fazer uma faculdade de geografia prepara você para um mercado de trabalho cheio de possibilidades. 

Seja escolhendo a licenciatura ou o bacharelado, você poderá explorar técnicas e especificidades de uma ciência ampla que estuda o solo terrestre e também o ser humano. 

Agora, a escolha é sua. E caso você ainda tenha dúvidas, confira estes links: 

Qual profissão escolher: a que dá satisfação ou a que dá dinheiro? 

Qual profissão combina comigo? Um checklist para tirar suas conclusões! 

 

Inscreva-se no nosso Blog

New call-to-action
cursos empreendedorismo

O que você achou dessa publicação?

Deixe o seu comentário abaixo.

BUY On HUBSPOT