Segundo dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio brasileiro cresceu 1,26% no mês de julho de 2020, acumulando uma alta de 6,75% no ano.

Ou seja, é um setor que está em constante crescimento, e por isso necessita de profissionais qualificados para trabalhar com na produção e no enriquecimento de matérias-primas, no mercado rural, nas áreas de zootecnia, recursos naturais, cadeias produtivas.

Para poder fazer parte desse universo, o primeiro passo é iniciar a faculdade de Agronomia. Neste artigo, vamos esclarecer algumas dúvidas de como funciona esse curso, além de atuação, mercado de trabalho e salários.

Faculdade-de-agronomia

A graduação em agronomia

Existem diversos cursos de ensino superior para quem deseja ingressar no agronegócio, como Gestão do Agronegócio, Engenharia Agronômica e Agronomia.

No UNIPAM, é ofertado o curso de Bacharel em Agronomia na modalidade graduação semipresencial. Ou seja, você estuda a maior parte do tempo a distância, mas tem também as aulas práticas de forma presencial.

A faculdade de Agronomia tem duração de 5 anos, e prepara você para atuar em aspectos mais administrativos da rotina do agronegócio.

Ao mesmo tempo, por ser uma graduação flexível, quem busca aprender colocando a mão na terra, também consegue se desenvolver.

E assim, mesclando a teoria com a prática, ao final da graduação você já sai pronto para atuar em uma das áreas que mais cresce no Brasil.

No primeiro ano de faculdade de Agronomia, já é possível ter contato com disciplinas como:

● Introdução à Agronomia e ao Agronegócio: nessa disciplina, há o contato com a Ciência Agronômica, seus desafios e suas perspectivas de atuação. Além da formação e as áreas de atuação profissional.

● Morfologia Vegetal: nessa disciplina o foco é compreender sobre uma das bases principais da botânica, desenvolvendo um olhar sobre a estrutura das plantas, além de classificá-las na fisiologia vegetal.

● Química para Ciências Agrícolas: já durante as aulas dessa disciplina, compreende-se que a química aplicada às ciências agrícolas é capaz de propor soluções de melhoria da qualidade e da produtividade de rebanhos, lavouras e de produtos agropecuários.

● Zoologia Agrícola: é o estudo dos animais de interesse agronômico. Nesta disciplina, estuda-se sobre os aspectos médicos veterinários e de produtividade. Também estuda-se sobre os Filos Platelmintos, Mollusca, Arthropoda e Chordata, com ênfase nos grupos relacionados às ciências agrícolas.

Uma grande parcela da carga horária do curso é para as atividades práticas e saídas de campo. Esse curso exige muito contato com a prática, e no UNIPAM isso acontece.

Além disso, existem três estágios obrigatórios supervisionados e também é exigido a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso, também conhecido como TCC.

Faculdade-de-agronomia-homem-no-campo

Mercado de trabalho

Ao concluir a faculdade de agronomia, existe uma série de funções que esse profissional pode desenvolver. As responsabilidades vão desde as atividades de logística até as negociações com os mercados nacional e internacional. Opções para poder focar e se desenvolver é o que não faltam.

Confira algumas das possibilidades de atuação: 

● Administração de propriedades rurais;
● Beneficiamento e conservação de alimentos;
● Combate de pragas e prevenção de doenças;
● Distribuição e comercialização de produtos agrícolas;
● Irrigação e drenagem;
● Mecanização agrícola;
● Melhoramento animal e vegetal;
● Políticas públicas para o meio rural;
● Zootecnia.

Como o Brasil é um grande produtor pecuário, sempre existirá emprego para profissionais dessa área.

Outro fator importante é que ao decidir ingressar nesse universo, é importante também gostar de áreas como números e cálculos, além de interpretar estatísticas e dados. Pois além de ter afinidade com a terra, os números fazem parte de todo o processo também.

O site Educa+ Brasil listou algumas habilidades que esse profissional precisa ter, e são as seguintes:

● Gostar de trabalhar com animais e de atividades ao ar livre;
● Liderança;
● Boa comunicação;
● Ter flexibilidade;
● Interesse por novas tecnologias;
● Ética profissional;
● Sustentabilidade;
● Visão sistêmica dos processos gerenciais.

Até aqui se identificou com a faculdade de Agronomia?

Se a resposta for sim, outra dúvida que muitos têm é quanto a remuneração desse profissional.

A média salarial de quem se forma na faculdade de Agronomia fica entre R$3.100,00 e R$ 8.100,00.

Dicas de filmes para você fazer uma imersão no universo do agronegócio
Agora que você já sabe bastante sobre a faculdade de Agronomia e sua área de atuação, que tal aprender mais sobre esse universo enquanto descansa, curtindo um bom filme ou documentário?

Para complementar seus conhecimentos, preparamos para você uma lista com 5 filmes que falam sobre essa atuação:

● O Menino que Descobriu o Vento: drama super premiado que, além de divertido, traz uma grande lição de vida. Aqui, a agricultura entra como cenário e a educação, como solução. Se tiver que escolher um, sugerimos começar por este!

● Rotten: em tradução livre, o título desta série é "estragado". É um ponto de vista sobre alguns alimentos que enfrentam problemas na produção e comercialização, por interesses financeiros. São eles: mel, amendoim, alho, frango, leite e peixes.

● Tudo sobre El Asado: documentário que retrata nossos "hermanos" e a tradição argentina de fazer churrasco.

● Ser Tão Velho Cerrado: documentário que mostra o estado de Goiás. Com foco na Chapada dos Veadeiros, discute a importância do Cerrado e a produção sustentável na região, inclusive com a participação de agricultores familiares.

● Corrida Selvagem (Running Wild): drama estrelado por Sharon Stone, que vive uma fazendeira viúva, criadora de cavalos e que luta para manter um programa de reabilitação para presidiários em sua propriedade.

E aí? Gostou de conhecer mais sobre esse universo da agronomia? Então conheça mais sobre a faculdade de Agronomia EAD do UNIPAM.

E se já sabe por qual filme começar, ou se conhece algum outro, conta pra gente nos comentários! E não esqueça de compartilhar com aquele amigo que também está pensando em iniciar a faculdade de Agronomia.




New call-to-action

Inscreva-se no nosso Blog

New call-to-action
cursos empreendedorismo

O que você achou dessa publicação?

Deixe o seu comentário abaixo.

BUY On HUBSPOT