Você já parou para pensar o quanto a parte de logística está presente em nossas vidas?

Desde o transporte do alimento que chega à mesa, o que vestimos ou até mesmo o computador ou aparelho que você está usando para ler este texto, tudo passa por um processo logístico.

Neste texto, vamos explicar um pouco sobre o curso de logística e como é o mercado de trabalho na área.

Se você está em busca de uma profissão com excelente mercado de trabalho e ótimas perspectivas para o futuro, recomendamos que fique conosco até o final deste artigo.

Boa leitura!

logistica 4

O que é Logística?

Por definição, logística é o conjunto de práticas necessárias para fazer algo chegar de um lugar a outro.

Essa atividade milenar teve origem na Grécia antiga, onde oficiais militares chamados de Logistikas eram responsáveis por assuntos financeiros e distribuição de suprimentos, especialmente em tempos de guerra.

Desde então, muita coisa mudou, e hoje o processo que envolve a logística é extremamente moderno, e requer cada vez mais profissionais competentes, devido à complexidade dessa atividade.

Engana-se quem pensa que a logística se restringe simplesmente ao envio de produtos. Para que isso aconteça, é necessário planejamento, incluindo conceitos de engenharia, economia, marketing, estatística, tecnologia e recursos humanos.

Digamos que você comprou um produto na internet.

Para que ele chegue até você no tempo estimado, esse produto passa por algumas etapas – gestão do estoque, empacotamento, faturamento, coleta de quem vai fazer o transporte (caminhão, moto, ônibus, avião, navio, etc.), acompanhamento do trajeto, entrega e finalmente o destino final.

Para cada uma dessas etapas, existem pessoas ou sistemas envolvidas.

No fim das contas, o fluxo logístico é muito mais complexo do que simplesmente embrulhar e enviar algo.

Com o comércio eletrônico e todas as milhares de compras que são realizadas diariamente dentro do país ou de mercadorias de fora, o trabalho do profissional de logística acaba sendo indispensável.

E vamos além!

Uma equipe de excelência pode ser um diferencial competitivo para uma empresa.

Entre uma marca que, além do produto, vende também agilidade nas entregas e outra que não tem rapidez, provavelmente você vai preferir comprar de quem oferece a primeira opção, não é mesmo?

curso de logistica - profissionais cuidam o estoque

4 etapas da logística

Mas para entendermos melhor esse mundo logístico, é importante compreendermos alguns conceitos e etapas.

- Logística de entrada: também chamada de logística de inbound, esse processo diz respeito à busca por fornecedores e formas de chegadas de produtos ou matéria-prima até um distribuidor ou fábrica. Nessa etapa, é importante definir onde os produtos serão estocados, como eles chegarão e por quanto tempo podem ficar armazenados.

- Logística interna: nessa etapa, o foco é concentrado no estoque, se ele ficará em um depósito, por quanto tempo e qual a prioridade de controle desses produtos ou insumos – se são sazonais ou contínuos dentro da operação da empresa.

-Logística de saída: conhecida também como outbound, essa é a parte da logística relacionada à entrega dos produtos até o consumidor final. Nessa etapa, são definidos os canais de distribuição, como será feito o transporte da encomenda, rastreamento e monitoramento do envio, escolha das melhores rotas e contratação de transportadoras terceirizadas, quando necessário.

- Logística reversa: é quando o produto já entregue precisa retornar à fábrica, loja ou distribuidor. Isso ocorre quando a mercadoria apresentou algum defeito, por exemplo, ou um lote de produtos perecíveis venceu antes de chegar ao consumidor final.


Como trabalhar com logística?

Um dos melhores caminhos para conseguir um bom emprego nesta área é fazer uma graduação em logística.

Isso se deve ao fato de um curso superior permitir ao futuro profissional entender todos os processos que compõem os processos logísticos.

Todavia, uma formação também é válida para quem já atua na área, e quer ampliar o leque de conhecimentos e opções para serem aplicadas na rotina do trabalho.

Um diploma em logística para quem já está nesse mercado dá a chance de a pessoa se habilitar para ser promovida.

No UNIPAM, é possível fazer o curso de tecnólogo em logística no formato EAD.
Um profissional com diploma em logística pode atuar nas seguintes áreas:

- Definição de rotas e meios de transporte: muitas empresas contratam profissionais especificamente para cuidarem das melhores opções de trajetos e meios para que o transporte de mercadorias seja o mais assertivo possível, levando em conta 3 características fundamentais dentro da logística – eficiência, custo adequado e qualidade da entrega.

- Planejamento da demanda e estoques: cabe muitas vezes ao profissional de logística estabelecer um sistema que permita prever grande parte dos pedidos que uma empresa recebe. Isso auxilia na produção e entrega mais eficiente.

- Armazenamento e escolha de embalagens: um profissional de logística tem papel determinante no armazenamento de produtos e na escolha das melhores embalagens para acondicionar enquanto estiver estocado e transportar para os clientes. Um gerenciamento adequado disso acarreta economia e evita prejuízos futuros.

- Gerenciamento da cadeia de suprimentos: uma das características principais de quem trabalha com logística é a visão sistêmica. E essa capacidade de olhar para várias etapas da produção permite ao profissional também atuar como gerente da cadeia de suprimentos. É ele o responsável por integrar várias áreas distintas – desde fornecedores de matéria-prima até transportadoras, com a finalidade de entregar os melhores produtos, da forma mais eficiente e rápida.

- Atuar na prevenção de perdas: quem trabalha com logística deve saber controlar um estoque com maestria. E isso se reflete em evitar prejuízos. Uma administração eficiente do que entra e sai de uma empresa em termos de mercadorias, suprimentos, etc, pode resultar em uma economia gigante ao decorrer de um período.

controle de estoque logistica

Curso tecnólogo em logística

Como já citamos há pouco, o UNIPAM oferece o curso de logística no formato EAD.

A graduação é de tecnólogo, que tem por característica o foco nos aspectos práticos da profissão, fazendo menos uso da teoria. Por consequência, o curso é mais curto – tem 2 anos de duração.

Embora, o estudante leve menos tempo para se formar, no tecnólogo, o diploma tem a equivalência de um bacharelado ou licenciatura. Os 3 são considerados ensino superior.

A longo de 2 anos, o estudante de logística estuda as seguintes matérias:

1º ano

  • Comportamento Humano nas Organizações
  • Fundamentos da Administração
  • Projeto Integrador
  • Tópicos Especiais
  • Produção Discursiva: Oralidade e Escrita do Ensino Superior
  • Fundamentos de Contabilidade
  • Fundamentos de Finanças
  • Projeto Integrador
  • Fundamentos de Economia
  • Empreendedorismo

2º Ano

  • Gestão Logística da Cadeia de Suprimentos
  • Gestão de Processos
  • Fundamentos de Direito e Estruturação Empresarial
  • Estratégia e Logística Empresarial
  • Gestão de Custos e Precificação
  • Gestão da Cadeia de Valor e Desenvolvimento de Produtos
  • Gestão Orçamentária
  • Transporte e Distribuição

Ao decorrer dos 4 semestres, o curso de logística dá ao estudante um apanhado geral de assuntos com os quais irá se deparar no mercado de trabalho.


Vantagens de um curso tecnólogo EAD

Muitas vezes, o profissional já atua no mercado de trabalho e não consegue aumento salarial ou até mesmo uma promoção por falta de formação.

Na maioria destes casos, é inviável para de trabalhar para se dedicar a uma graduação.

E é aí que entra uma das vantagens dos cursos EAD, pois a graduação feita a distância permite que a pessoa estude paralelamente ao trabalho e rotina doméstica, em horários flexíveis.

Os conteúdos do curso ficam num ambiente virtual de aprendizagem, ao qual o estudante tem acesso 24 horas por dia. Desta forma, é possível fazer um planejamento que permita conciliar todas as atividades e também fazer a faculdade.

Neste caso, em especial, o curso de logística tem 2 anos de duração, que é a metade do tempo da maioria das licenciaturas e bacharelados.

Ou seja, em apenas 4 semestres, é possível estar formado e já buscando oportunidades no mercado de trabalho.

Se preferir, o estudante também tem a opção de fazer uma especialização, ampliando ainda mais as chances de um bom emprego e melhores salários.


Quanto ganha um profissional de logística?

Não existe atualmente um padrão salarial, pois o profissional de logística pode atuar em diversas áreas dentro da empresa.

No entanto, o site Catho aponta que, em média, um analista de logística ganha R$2469,29.

Porém, não são raros os casos de pessoas que ganham salários superiores aos 10 mil reais. É o caso de diretores de logística.

O padrão salarial depende muito do porte e faturamento de uma empresa.

Geralmente, companhias maiores têm processos logísticos mais complexos, que exigem profissionais mais capacitados e, por consequência, melhor remunerados.

Conclusão

O campo de trabalho em logística é muito próspero. O aumento no número de empresas que vendem produtos on-line fez a profissão crescer bastante nos últimos anos.

O que também aumentou foi a procura por cursos a distância.

A flexibilidade para estudar e a economia no valor das mensalidades em relação ao presencial são dois dos fatores que levam milhares de pessoas a cursarem faculdades EAD no Brasil.

Porém, é importante saber se a instituição de ensino escolhida é reconhecida pelo MEC.

O UNIPAM é uma dessas instituições.

Com mais de 50 anos de tradição, oferece excelência também no ensino a distância.

Vale destacar que o diploma de um curso EAD tem a mesma validade de uma graduação presencial, permitindo ao estudante concorrer às melhores vagas de emprego, sem distinções.

Que tal saber as formas de ingresso nos cursos EAD do UNIPAM e começar hoje mesmo a escrever uma nova história?

Só depende de você!

New call-to-action

Inscreva-se no nosso Blog

New call-to-action
cursos empreendedorismo

O que você achou dessa publicação?

Deixe o seu comentário abaixo.

BUY On HUBSPOT