Você já pensou em trabalhar com informação e dados? A área e o curso de Big Data são relativamente novos, mas essa área tem uma importância extrema e conta com um crescimento muito rápido nos últimos anos.

Após a revolução tecnológica e o boom da informação, a análise de dados nasceu e se destacou como uma área estratégica dentro de empresas de todos os portes.

Quer conhecer tudo sobre ela e o curso de big data? Fizemos este artigo para te ajudar com as dúvidas e apresentar esse mercado tão demandado! É só continuar lendo aqui!

big data 2

O que é Big Data?

Com a tecnologia, milhões de usuários cruzam a rede mundial de internet fazendo uma enorme quantidade de ações. Seja fazendo compras, lendo notícias, acessando redes sociais, opinando, curtindo tendências... Tudo isso gera uma enorme quantidade de dados por segundo.

A área de Big Data visa analisar todos esses dados, interpretando, separando e estruturando todo esse volume. Todos esses dados contêm informações que podem ser utilizadas para diversos fins, desde identificação de perfil do consumidor, até estimativas de ganhos com investimentos.

Isso é feito também com as soluções de Tecnologias da Informação adequadas, que permitem os profissionais trabalhem com um volume imenso de informações não estruturadas, ou seja, que não possuem uma ordem.

Como as empresas utilizam Big Data?

A área de Big Data das empresas visa lidar de forma estratégica com a quantidade enorme de dados gerados. E a importância desses dados não está relacionada ao volume ou a essa quantidade.

O importante é o que será feito com essas informações coletadas. E essa ação também vai variar dependendo de cada modelo de negócio, cada atividade e objetivo das empresas.

Mas, de um modo geral, a utilização desses dados pode trazer lucros, novas ofertas, redução de custos, economia de tempo, clientes mais satisfeitos e decisões mais eficientes. Os dados podem apontar falhas a serem corrigidas, oportunidades para serem aproveitadas e determinar padrões.

Como é o curso de Big Data?

O curso de Big Data pode ter pequenas variações de acordo com cada instituição de ensino, porém, a base de ensino seguirá o mesmo padrão.

Ele é um curso tecnológico de ensino superior e que é possível fazer no formato EAD. Dessa forma, o estudante tem mais flexibilidade e liberdade para estudar, fazendo seus próprios horários e métodos de estudo.

Porém, o EAD necessita de maior disciplina por parte do aluno, mas com um pouco de organização e vontade de aprender, você conseguirá concluir a graduação com sucesso!

O que se estuda?

A grade curricular do curso de Big Data conta com matérias diversas da área de TI. Dentre elas, podemos citar:

 

  • Banco de Dados para Tecnologia da Informação;
  • Fundamentos da Programação;
  • Fundamentos da Internet das Coisas;
  • Matemática Aplicada à Computação;
  • Gestão de Projetos em Computação;
  • Machine Learning.

 

Além disso, também irá abordar matérias do ramo de negócios, como Empreendedorismo, Inovação, Tomada de Decisões, Ética e Comunicação Aplicada.

O nome das matérias pode variar de instituição para instituição, mas o conhecimento base será o mesmo, já que o curso de Big Data é reconhecido e regulado pelo Ministério da Educação (MEC).

Curso de Big Data é difícil?

O curso de Big Data lida com aspectos técnicos da grande transmissão de dados online, mas ela é uma área majoritariamente lógica.

É natural que aqueles que gostam de números e exatas possam ter uma facilidade maior com essa área, mas isso não significa que seja difícil para quem não possui essa familiaridade.

É preciso estudar a fundo todas as principais bases da Big Data, sendo necessário esforço e dedicação. Portanto pode demorar e ser trabalhoso aprender tudo. Porém, não necessariamente será difícil.

big data 3

Ciência de Dados X Big Data

Você sabe a diferença entre Ciência de Dados e Big Data? A ciência de dados é um termo guarda-chuva que traduz todos os processos utilizados pelos analistas de dados para lidar com o volume de dados, seja preparando ou analisando.

Para fazer essa análise, podem ser usados métodos de Big Data, assim como Data Center, Machine Learning, Inteligência Artificial, entre outros que caibam nesse processo.

 

Já o Big Data visa gerar valor para uma empresa utilizando esse volume de dados. É uma forma de dar sentido aos dados que são gerados pelos clientes, usuários, consumidores e público, usando a favor da empresa.

O que são os V’s do Big Data?

O termo V’s do Big Data surgiu para classificar cada pilar importante dessa área. São eles:

 

  • Volume: a grande quantidade de dados e informações geradas;
  • Variedade: a diversidade de fontes de dados que aumenta a complexidade das análises;
  • Velocidade: todo o processamento deve ser ágil para gerar as informações necessárias;
  • Veracidade: o quanto uma informação é verdadeira;
  • Valor: o valor obtido desses dados, ou seja, dar utilidade à informação.

 

Esses são os fundamentos da Big Data, que vão influenciar todo estudo e análise dos dados gerados.

Qual o perfil do aluno do curso de Big Data?

Será que o curso de Big Data é para você? Bom, se você está procurando uma carreira com excelentes oportunidades de carreira, com certeza a área da Big Data vai te atender. Mas, é preciso algumas características e habilidades para se identificar com o curso.

Lidar com dados significa gostar de números, planilhas e ter um bom pensamento lógico. Você estará em contato direto com informações importantes, portanto ética e responsabilidade também devem ser pilares na sua atuação.

Veja outras habilidades presentes de forma geral no perfil do aluno de Big Data.

Gostar de tecnologia

Para o aluno de Big Data, gostar de inovação e novos desafios tecnológicos é algo bastante comum e muito procurado pelo mercado. Esse profissional irá passar horas lidando com Tecnologia da Informação, dados e sistemas. Então, quanto mais familiarizado com tecnologia, melhor esse profissional poderá se sair.

Além disso, gostar de tecnologia pode trazer outras vantagens no pacote, como se sentir confortável para inovar na área, entender os pontos fortes e fracos do setor e se manter sempre motivado durante o aprendizado e no mercado de trabalho.

Pensamento crítico

O pensamento crítico também é uma habilidade bastante procurada no mercado de trabalho, e é desenvolvida logo durante o curso.

Por lidar com um grande volume de números, dados e sistemas de todos os tipos, esse profissional aprende a pensar e refletir sobre tudo que passa pelas suas mãos. Isso se torna um grande aliado na hora de dar valor aos dados recebidos.

Por isso, esse profissional é reconhecido como observador, e consegue ter um poder crítico muito valorizado. Quanto mais aguçado, mais esse profissional pode se destacar na carreira.

Capacidade de análise

Junto com o pensamento crítico, a habilidade analítica está intrinsecamente ligada. Com o volume de dados recebidos pelo profissional de Big Data, observar, analisar e classificar as informações são o que dão valor a elas.

Além disso, é necessária uma grande capacidade de análise para entender, não somente os dados, como também o mercado que a organização se encontra e como os dados podem ter valor para a atual situação.

Dessa forma, essa capacidade analítica também se torna uma das habilidades mais importantes desse profissional.

Solucionador de problemas

Ser um solucionador de problemas pode ser uma habilidade que também deriva do pensamento crítico e da capacidade analítica. Para solucionar os problemas de forma criativa, é ideal observar e analisar todas as situações e entender o mercado envolvido.

Além disso, a habilidade de solucionar problemas também é uma das mais buscadas do mercado, não somente na área de Big Data e Tecnologia da Informação, como em todas as áreas do conhecimento e segmentos de mercado.

Solucionar problemas pode ir muito além do que somente a solução em si, impactando toda a organização de um modo geral.

Como é o mercado de trabalho em Big Data?

A área e o curso de Big Data, como já citado, é uma área relativamente nova. Portanto, ela carece de profissionais devido ao seu crescimento acelerado e a dificuldade do mercado em acompanhar essa demanda por profissionais qualificados.

Por isso, ela acaba sendo uma área muito boa para profissionais que desejam ingressar e crescer de forma rápida. Além de também oferecer salários competitivos e acima do padrão do mercado. Esse mercado também possui variedade, sendo possível a atuação em diversos campos.

Essa profissão é muito buscada em quase todos os segmentos de mercado. Por isso, as áreas para trabalho podem ser variadas, começando desde empresas de tecnologia até mesmo organizações e indústrias de diferentes setores.

Dessa forma, o mercado para essa profissão é bastante aquecido, e o aluno poderá ingressar em uma vaga de estágio ou emprego antes mesmo de terminar o curso. E com a modalidade EAD, esse ingresso no mercado fica ainda mais fácil.

Dentre as áreas que um profissional de Big Data pode atuar, estão:

Empresas de tecnologia em geral

As empresas de tecnologia podem ser consideradas as que mais investem na área de Big Data, justamente por se tratar de um ramo da Tecnologia da Informação. Essas empresas também possuem uma grande variedade. Desde atuação em mercados de desenvolvimento de sistemas, de softwares e aplicativos, até empresas voltadas para análise de dados, prestando serviço para outras organizações.

Dessa forma, para adquirir experiência e atuação na área, as empresas de tecnologia oferecem muitos programas de estágios e trainees, que são ideais para quem está começando e você pode crescer dentro da organização.

Marketing

A área de Big Data consegue ficar ainda mais forte quando trabalhada com a área de marketing juntas. Por isso, em muitas organizações, as duas são colocadas lado a lado, e o profissional de Big Data atua amplamente no setor de marketing.

Isso ocorre pois o setor de marketing visa estudar o consumidor, entender os padrões de consumo, as variações do mercado e o impacto da economia. Tudo isso é essencial para traçar as melhores estratégias de marketing visando um grande impacto nas vendas da empresa.

E tudo isso se torna ainda mais possível com os dados que o profissional de Big Data pode fornecer para o setor de marketing.

Área financeira e de investimentos

A área financeira, principalmente no nicho de investimentos, precisa cada vez mais do suporte da tecnologia, seja internamente nas organizações ou para fortalecer o serviço ao cliente.

Com a presença do Big Data nessa área, as empresas podem oferecer mais serviços que levem em conta todos os dados e informações disponíveis para uma tomada de decisões eficiente.

Isso ajuda no controle de custos, direcionando para locais melhores, auxilia no desenvolvimento de novos produtos e serviços, previne fraudes e desvios, entre muitas outras vantagens.

Segurança da informação

A segurança da informação, ou cibersegurança, é uma área que também vem crescendo muito na última década. Quanto mais a tecnologia avança, mais os dados internos e confidenciais de uma organização podem ficar expostos a hackers e malwares.

Por isso, o setor de Big Data pode se aliar com a segurança da informação para detectar e prevenir ataques à nuvem ou à sistemas internos da organização.

Graças ao grande volume de informações coletadas, as tentativas e atividades suspeitas podem ser detectadas em tempo real, dando um grande poder de resposta do setor de segurança da empresa.

Por que Big Data é tão importante?

A importância do Big Data está relacionada muito com o quanto as tecnologias avançaram e quanto agora podemos mensurar todos os números, dados e rastros que a internet nos dá.

Uma pessoa entrar em um site já gera uma grande quantidade de informações que nos permitem medir dados importantes de consumo, preferência, dados demográficos que podem servir para aumentar as vendas da empresa.

 

E isso foi somente uma das infinitas formas de impacto do Big Data em uma organização.

Além disso, o avanço rápido da tecnologia e das formas digitais de consumo e relacionamento amplificam a necessidade dessa área. Por isso, ela já é importante agora, mas tende a crescer muito mais.

Quanto ganha um profissional de Big Data?

O profissional formado no curso de Big Data pode começar ganhando cerca de R$ 2.407,72 mensais em uma pequena empresa, e pode iniciar em uma grande empresa com salário de até R$ 4.069,04 mensais.

Por ser uma profissão valorizada e com grande demanda no mercado, os salários podem ser considerados altos e a procura por profissionais qualificados é constante.

A área de Big Data é uma das que mais cresceu nos últimos anos. Isso devido ao grande avanço da tecnologia, pós revolução tecnológica.

Esse profissional irá atuar diretamente com o grande volume de dados que o mundo digital proporciona, focando em analisar, classificar e gerar valor para todos esses dados.

É ideal buscar um curso de Big Data que forneça todo o suporte necessário para aprender toda a base técnica e teórica. Somente assim será possível o aluno começar com a atuação prática direto no mercado de trabalho antes mesmo de terminar o curso.

Por isso, conheça agora a graduação EAD em Big Data e Inteligência Analítica do UNIPAM! Aqui você encontra conteúdo de qualidade validado por corpo docente referência! Registre seu interesse e seja avisado sobre a próxima turma!

New call-to-action

Inscreva-se no nosso Blog

New call-to-action
cursos empreendedorismo

O que você achou dessa publicação?

Deixe o seu comentário abaixo.

BUY On HUBSPOT