Você quer começar uma faculdade, mas as mensalidades não cabem no seu bolso? Muitas pessoas desistem de estudar por falta de tempo, mas principalmente por falta de dinheiro. Se é o seu caso, já pensou que incrível poder entrar na universidade que você deseja e estudar de graça?

Uma bolsa de estudos é a chave para milhares de brasileiros que buscam melhorar de vida fazendo um curso superior sem precisar pagar as mensalidades.

Hoje, com a enorme quantidade de universidades particulares no Brasil disputando por estudantes, as instituições oferecem vários tipos de bolsas para facilitar a entrada de novos alunos. Essa disputa para conquistar estudantes pode ser uma grande vantagem para você.

Então se você quer saber como conseguir uma bolsa de estudos e começar sua faculdade mas não sabe por onde começar, não deixe de ler até o final!

estudante fazendo prova

O que é bolsa de estudo?

Antes de mais nada, precisamos entender o que é uma bolsa de estudo.

É comum que muitas pessoas não consigam entrar em uma instituição privada sem bolsa. Nesse sentido, a bolsa de estudo é uma ajuda que a instituição de ensino oferece para que o aluno consiga concluir o curso. Essa ajuda acontece de duas formas:

  • Bolsas que pagam um valor mensal: nesse caso, a mensalidade não é paga. É oferecido ao aluno um auxílio financeiro para ajudar a cobrir parte de seus gastos durante os estudos. Essa bolsa-auxílio também vale para universidades públicas, onde o aluno não paga mensalidade, mas tem outras despesas.
  • Bolsas que cobrem o valor da mensalidade: podem ser integrais, cobrindo 100% do valor da mensalidade, ou parciais, com descontos de até 80%, e o aluno paga o valor restante.

As bolsas de estudo são fundamentais para o desenvolvimento da sociedade, até porque não é todo mundo que consegue arcar com todos os custos de uma faculdade. Elas possibilitam a qualificação de milhares de alunos que buscam melhores oportunidades.

Existem diversas opções para quem deseja estudar com bolsa. Muitas universidades oferecem bolsas integrais, ou seja, que cobrem 100% do valor das mensalidades.

Como conseguir bolsa de estudos 100%?

Você pode pesquisar as opções oferecidas pelas próprias instituições. Se você já tem uma ou mais faculdades em mente, procure nos sites oficiais e confira os critérios exigidos e os procedimentos necessários para ganhar uma bolsa.

No entanto, entre tantas opções, a melhor maneira de conseguir uma bolsa 100% é a partir do Programa Universidade para Todos (ProUni), do Ministério da Educação (MEC).

O ProUni, do qual vamos falar em seguida, foi criado em 2004 e já atendeu mais de um milhão de estudantes – quase 800 mil com bolsa integral.

Como funciona as bolsas de estudos pelo ProUni?

As bolsas de estudo do ProUni são oferecidas para estudantes de baixa renda, e pode concorrer quem ainda não tem um diploma de ensino superior.

Também é necessário ter obtido pelo menos a nota mínima no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): 450 pontos na média das notas e nota maior que zero na redação, conforme definido pelo MEC.

As bolsas oferecidas pelo ProUni valem para graduação em instituições privadas de ensino superior para cursos presenciais ou online, na modalidade de Ensino a Distância (EAD). São de dois tipos:

  • Bolsas parciais: cobrem 50% do valor da mensalidade e são oferecidas para candidatos com renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa;
  • Bolsas integrais ou totais: cobrem 100% do valor da mensalidade e são para estudantes com renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa.

Além disso, pode concorrer a uma bolsa quem se enquadra em alguma das condições abaixo:

  • ser formado no ensino médio em escola pública ou em escola privada com bolsa de estudo integral;
  • ter feito parte do ensino médio em escola pública e parte em escola privada com bolsa integral;
  • possuir alguma deficiência;
  • ser professor em exercício e integrante do quadro permanente de ensino básico da rede pública (válido para cursos de licenciatura).

Depois de conferir se você pode concorrer a uma bolsa de estudos pelo ProUni, é preciso passar por mais três etapas:

  • inscrição e pré-seleção pelo MEC: o estudante escolhe o tipo de bolsa que deseja e até cinco opções de curso. Depois, o Sistema do ProUni (Sisprouni) cria a classificação dos alunos com base nas opções escolhidas e nas notas do Enem;
  • as informações passadas pelo candidato são avaliadas pelas instituições de ensino superior: o estudante precisa comparecer na unidade escolhida levando os documentos que comprovem as informações da sua ficha de inscrição;
  • seleção de candidatos pelas instituições: nessa etapa os estudantes podem passar por eventuais processos seletivos próprios da instituição. No caso de aprovação, o estudante é inserido no programa.

 estudante com livros ao ar livre

Vale lembrar que a seleção se dá por meio da nota do Enem, então quanto maior a nota, maior a chance de se destacar e garantir uma bolsa. Já a concorrência acontece entre candidatos que escolheram as mesmas opções de curso, instituição, turno, unidade e modalidade (cotas ou não), conforme o portal do MEC.

Sendo assim, para ganhar uma bolsa de estudos do ProUni, além de cumprir os critérios de participação, você precisa se inscrever no processo seletivo e ter, pelo menos, a nota mínima no Enem.

Agora que você sabe como conseguir uma bolsa de estudos pelo ProUni, fique de olho! As inscrições são gratuitas e acontecem duas vezes por ano no site do ProUni.

Ganhe bolsas de estudos pelo Enem

O Enem tem como objetivos avaliar estudantes do Brasil todo para vagas em cursos do ensino superior além de facilitar e unificar o ingresso dos estudantes nas instituições.

O exame pode ser utilizado em conjunto com programas do Governo Federal, como o ProUni, o Financiamento Estudantil do Ensino Superior (FIES) e o Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Muitas pessoas não sabem, mas ninguém passa no Enem. Isso porque é um exame que mede conhecimentos, e não um exame de classificação.

Garantir uma boa nota no exame te ajuda a conseguir uma bolsa de estudo pelo ProUni. Mas, além disso, as próprias universidades também reservam vagas para quem foi bem no Enem.

Diferente do ProUni, que tem a nota mínima de 450 pontos e maior que zero na redação, cada instituição tem seus próprios pré-requisitos na seleção de estudantes.

Por isso, não basta se preparar para o exame, você precisa ter em mente o curso e a instituição em que deseja entrar, para levar em conta certas habilidades ao estudar para a prova.

É dessa forma que você consegue enfrentar todos os obstáculos, se preparar de acordo com suas próprias metas e conquistar uma bolsa no curso que mais deseja!

Conheça as bolsas de estudos oferecidas pela faculdade

Enem

Esse tipo de bolsa é para candidatos que utilizam a nota do Enem no processo seletivo, podendo entrar em uma graduação sem fazer vestibular.

Além dos programas federais como o ProUni e o FIES, com o Enem também é possível receber bolsas de estudos exclusivas para os estudantes que desejam utilizar a nota do exame para cursar uma graduação com descontos na mensalidade.

Algumas universidades oferecem bolsas de até 100% para candidatos com média de, ao menos, 300 pontos no Enem.

Os descontos variam de acordo com a sua nota do Enem e também conforme os critérios da universidade que escolher. Mas, em geral, o benefício é proporcional à sua nota: quanto maior a nota, maior o desconto da bolsa.

Você pode utilizar um Simulador de Nota de Corte para conferir em quais faculdades consegue ingressar com a sua nota.

Programas da universidade

As universidade possuem diversas formas de ingresso. Além do ProUni, cada uma tem seu próprio programa de bolsas, que são oferecidas em diferentes modalidades.Algumas instituições têm, por exemplo, bolsas sociais para estudantes de baixa renda ou então parcerias bancárias para financiamento de cursos.

Além disso, a maioria conta com processos seletivos internos, como se fosse um vestibular. Em muitos casos, para conseguir uma bolsa basta o candidato realizar a prova e não zerar em nenhuma categoria, mas seu resultado é que vai determinar os descontos, que podem variar entre 10% e 100%.

Nesses programas, as bolsas são concedidas diretamente pela instituição ao aluno, sem intermédios, e costuma ser mais simples e rápido do que pelo ProUni. Uma outra vantagem é que os processos seletivos ocorrem, geralmente, duas vezes ao ano, por isso, atenção no calendário!

garota com toga formatura

Segunda Graduação

Muitas universidades oferecem bolsas com descontos para quem já tem uma graduação e quer iniciar um novo curso superior.

O valor costuma chegar a 30% do valor da mensalidade, mas vale a pena checar na instituição em que você pretende entrar. Confira também se vale para todo o período do curso ou apenas para alguns semestres.

Indicação

O programa de indicação é para quem já estuda em alguma universidade e pode indicar amigos para ganhar bolsas de até 100% por um determinado período. Para isso, quem for indicado precisa se inscrever na instituição em questão.

Convênios

Essa modalidade de bolsa é oferecida por meio de convênios com associações profissionais, órgãos públicos e até empresas. Funcionários e membros das instituições conveniadas e seus dependentes podem ter direito às bolsas.

Hoje é bastante comum empresas com convênios com várias universidades para manter seus colaboradores atualizados e qualificados no mercado de trabalho. Geralmente, conta para cursos de graduação e também para os de pós-graduação e as bolsas podem variar de 20% a 50%, valendo enquanto o estudante mantiver o vínculo empregatício.

Busque pelas bolsas de estudos governamentais

Uma opção interessante é pesquisar se na sua cidade existe a oferta de bolsas de estudos, já que muitas prefeituras ou outros órgãos governamentais oferecem bolsas para capacitação e execução de projetos em benefício da cidade, entre outras finalidades.

Em Minas Gerais, por exemplo, a Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), oferece bolsas de auxílio financeiro para servidores dos órgãos e entidades governamentais, e também para pesquisadores e estudantes, tanto do ensino médio quanto do superior.

Por isso, não deixe de pesquisar em sua cidade se existe esse tipo de programa.

Estude com financiamento estudantil

O Financiamento Estudantil do Ensino Superior (FIES) foi criado pelo MEC e é voltado para cursos presenciais de instituições privadas. Embora não envolva bolsas de estudo, também é uma opção para quem busca cursar o ensino superior. O objetivo do FIES é que os estudantes de baixa renda financiam sua graduação e paguem pelo financiamento após a conclusão do curso.

Funciona assim: durante o curso, o FIES se responsabiliza pelas mensalidades, sendo que o aluno paga apenas os juros a cada três meses, de no máximo R$150,00.

Ao terminar a graduação, o estudante tem 18 meses para quitar seu financiamento, além de seguir pagando os juros a cada três meses. Passado esse prazo, o valor da dívida pode ser parcelado em até 12 anos.

O valor a ser financiado varia entre 50% e 100%, e está diretamente ligado com a renda do aluno. Existem outros tipos de financiamento estudantil, mas o FIES oferece uma das menores taxas de juros do mercado. Caso você tenha dúvidas em relação a valores e prazos, vale a pena simular seu financiamento.

Dicas para conseguir uma bolsa de estudos

Para conseguir uma bolsa de estudos basta estar bem informado e seguir direitinho todas as etapas. E depois do nosso texto, podemos dizer que você está no caminho certo para conseguir uma bolsa de estudos, concorda?

Agora é hora de você determinar suas metas, decidir o curso e a universidade em que deseja entrar e começar a planejar os estudos.

Metas traçadas, pesquise muito! Busque por modalidades de bolsas e de ensino que se adequem às suas necessidades. E apesar de ter universidades que não precisam do Enem, não deixe de realizar o exame para aumentar suas chances.

E, por fim: jamais desista! Com foco e dedicação, é possível cursar uma faculdade sem gastar nada.

Agora que você já sabe como conseguir uma bolsa para conquistar a tão sonhada vaga na universidade, que tal conferir nosso texto sobre como encontrar motivação para estudar e arrasar no plano de estudos? Te esperamos lá!

New call-to-action

Inscreva-se no nosso Blog

New call-to-action
cursos empreendedorismo

O que você achou dessa publicação?

Deixe o seu comentário abaixo.

BUY On HUBSPOT