O curso de ciências contábeis EAD tem o objetivo de formar profissionais capacitados a trabalhar na organização financeira de uma empresa. O contador é responsável por coordenar, controlar, gerenciar, cuidar dos lucros, contas e despesas de empresas ou de pessoas físicas por meio de registros. Você se interessa por essas áreas de trabalho

O contador é o profissional que buscamos quando precisamos fazer a nossa declaração de imposto de renda e é quem toma diversas decisões estratégicas nas empresas que trabalhamos. O contador pode ser responsável ainda pelo levantamento de benefícios salariais, juros que devem ser aplicados em determinadas contas, entre várias outras situações do nosso dia a dia.

Trabalhar com contabilidade exige conhecimento dos mais variados detalhes que ocorrem em uma empresa, mas é gratificante para quem deseja acompanhar e entender o crescimento das organizações. Quer conhecer mais sobre a profissão e a faculdade de Ciências Contábeis EAD? Então não saia desta página e leia o post até ler o final.

Como é o curso de Ciências Contábeis EAD?

A faculdade de Ciências Contábeis EAD é um bacharelado e tem duração média de quatro anos. Apesar de ser da área de ciências sociais aplicadas, este curso tem um campo amplo e diversificado, abrangendo disciplinas da área de humanas, como psicologia, e da área de exatas como matemática e estatística. 

Além disso,  conta também com seu foco na compreensão da formação das organizações estudando disciplinas como direito civil, societário, trabalhista e tributário. Essas matérias complementam a formação, em conjunto com os conteúdos contábeis. 

A grade curricular do curso de Ciências Contábeis EAD estimula o aluno a tomar decisões no mundo dos negócios e os ensina a planejar e controlar o patrimônios das empresas. Proporciona o conhecimento nas áreas de legislação e tendências socioeconômicas, tudo isso para saber como gerenciar operações internas de uma empresa.

As principais disciplinas oferecidas na faculdade de ciências contábeis EAD são:

  • Administração Financeira; 
  • Análise de balanços;
  • Auditoria, Ciências Sociais;
  • Contabilidade de Custos;
  • Contabilidade e Orçamento Público;
  • Contabilidade Geral;
  • Contabilidade Gerencial;
  • Contabilidade Intermediário;
  • Contabilidade Internacional;
  •  Contabilidade Tributária;
  • Desenvolvimento Econômico;
  • Direito Empresarial e Tributário;
  • Direitos Humanos, Economia;
  • Estatística, Estrutura e Análise das Demonstrações Financeiras;
  • Instituições Financeiras e Mercado de Capitais;
  • Legislação Social;
  • Trabalhista e Previdenciária;
  • Matemática Aplicada; 
  • Matemática Financeira;
  • Perícia, Arbitragem e Mediação;
  • Tecnologias de Gestão;
  • Teoria da Contabilidade;
  • Teorias da Administração. 

Algumas disciplinas podem variar de faculdade para faculdade, de acordo com a metodologia de cada faculdade.

O aluno que opta pela faculdade de Ciências Contábeis EAD tem as mesma disciplinas que o aluno que estuda na metodologia presencial, porém com a vantagem da flexibilidade e valor da faculdade ser mais acessível.  

As aulas e conteúdos ficam disponíveis para o aluno assistir a qualquer horário, de qualquer computador que tenha acesso a internet. Assim você pode assistir a mesma aula mais de uma vez, quantas vezes precisar. 

Na modalidade online, você não precisa estar na sala de aula para estudar, adaptando seus estudos conforme seus horários disponíveis. Para isso, é preciso ter disciplina e dedicar algumas horas do seu dia para estudar e realizar atividades online, como chats e fóruns, mas não se assuste, com o tempo e o gosto pelo estudo isso vira um hábito. 

No curso EAD o aluno desenvolve autonomia, capacidade de ser autodidata, organização, qualidades que serão importantes depois, quando ele for para o mercado de trabalho.

Assim como na faculdade presencial, na faculdade EAD de Ciências Contábeis, você precisa cumprir e respeitar os prazos e as datas dos encontros presenciais com os professores. Os encontros presenciais servem para realização de provas, entrega de atividades, apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) entre outras situações do curso.

Vale lembrar que o diploma da faculdade EAD tem o mesmo peso que o presencial, uma vez que não vem especificado no diploma se o aluno fez o curso na modalidade presencial ou EAD.

ciências contábeis ead

 Quem faz Ciências Contábeis trabalha em quê?

Toda a empresa precisa de contadores, por isso é um mercado favorável e os alunos formados em Ciências Contábeis EAD tem excelentes perspectivas na área. 

É da responsabilidade do contador, registrar todas as atividades em livros contábeis, bem como elaborar relatórios gerenciais para verificação da posição financeira e patrimonial da entidade. Essas atividades podem ser a elaboração do balanço patrimonial, a verificação e o pagamento de impostos, empréstimos, fornecedores e funcionários.

O profissional que trabalha com contabilidade, precisa ter responsabilidade, atenção e ética. É necessário ter afinidade com números, conhecer a legislação que rege o funcionamento da empresa, ser disciplinado e organizado. Essas são características que ajudam o profissional contábil a desempenhar melhor a sua profissão

Além de estudar a estrutura das contas para registro, a faculdade de Ciências Contábeis EAD irá desenvolver o conhecimento em cálculo tributário, cálculo em folha de pagamento, recursos humanos, gerenciamento financeiro, perícias judiciais e contábeis estrutura societária e gestão patrimonial e financeira. 

Dessa forma, o contador precisa sempre estar atualizado com as legislações societárias e fiscais para evidenciar todos os fatos ocorridos na entidade, demonstrando assim a realidade da empresa com clareza e confiabilidade. 

As inovações da tecnologia, a crescente complexidade das empresas e organizações é o que está trazendo cada vez mais reconhecimento e importância da profissão de contador. E isso é ótimo para o seu futuro profissional.

O contador pode exercer uma série de atividades. Conheça as principais agora!

Auditoria

Auditoria é a verificação da confiabilidade dos fatos já registrados, é a área que mais cresce na contabilidade. O auditor é responsável pela análise detalhada de cada aplicação, recursos financeiros e da situação financeira de uma empresa. 

A auditoria serve para garantir que a empresa não está desviando dinheiro, sonegando algum imposto ou fazendo algum procedimento incorreto. É uma função crucial para todas as empresas: o auditor apresenta a realidade financeira de uma empresa para o seu gestor e fornece possíveis soluções.

Contabilidade de empresas

Essa área é fundamental para empresas de todos os portes, pois ela lida com todos registros da organização. Aqui, contador fica responsável pelo registro de todos os fatos contábeis que ocorrem numa organização, podendo fornecer informações através de relatórios que irão auxiliar na tomada de decisões. 

É indispensável o profissional contábil nessa função, visto que todas as entidades são obrigadas por lei a ter um contador responsável.

Contabilidade pública

Na contabilidade pública, o contador é responsável pelo acompanhamento da evolução do patrimônio público. Nesse ramo o profissional identifica, mensura, avalia, controla, registra e evidencia entidades ou bens do setor público. Tendo em vista a importância do orçamento na gestão de um órgão público, o contador faz as execuções públicas através de acompanhamento contábeis, financeiros, econômicos, físicos decorrentes do setor público. 

Esse setor da contabilidade tem peculiaridades especiais que não podem ser feitas por outro profissional que não seja formado na faculdade de Ciências Contábeis.

Ensino

A faculdade de ciências contábeis é uma das mais procuradas do Brasil. Uma pesquisa do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), mostrou que o curso ficou entre os dez que teve o maior número de matrículas ano de 2018. Com o aumento na procura do curso, a profissão de professor em faculdades vem sendo o foco de muitos profissionais. 

Para se tornar um docente, algumas instituições pedem no mínimo uma especialização,, outras exigem que ao menos o mestrado esteja em andamento. Agora, você pretende dar aulas de contabilidade em escolas técnicas, não tem a necessidade do título de mestre, apenas o diploma do curso e a pós-graduação. 

Perícia Contábil

O perito contábil tem a função de fazer laudos sobre um determinado caso judicial ou não, analisando documentos tributários e fiscais, de forma que certifique se as informações são verdadeiros ou não. Essa função é exclusiva do contador e necessita de constante aprimoramento, atenção do profissional para soluções de litígios da justiça. 

O perito contábil é o profissional nomeado pelo juiz ou também pelas partes envolvidas, no caso de perícia extrajudicial.

ciências contábeis ead

Planejamento e controladoria

O contador que queira trabalhar com planejamento e controladoria, planeja e controla as metas de funcionamento com base nas ações que a empresa realizará em um determinado período de tempo. Este profissional oferece segurança e controle nas ações e informações do negócio, ou seja, ele é peça fundamental na tomada de decisões. 

É o contador quem vai traçar os planos, métricas, quem vai calcular e fazer o planejamento para que a empresa alcance suas metas e tenho lucratividade. 

Vale a pena lembrar que que, para exercer qualquer função contador o profissional precisa ser devidamente registrado no Conselho Regional de Contabilidade (CRC) de sua região. O CRC tem função de fiscalizar o exercício do profissional contábil, além de estabelecer normas e princípios que devem ser seguidos pelo profissional. 

Como está o mercado de trabalho em contabilidade?

O mercado de trabalho é favorável para quem se forma em Ciências Contábeis EAD, pois um contador é necessário em todo tipo de empresa e é praticamente um profissional que ninguém pode ficar sem. Até mesmo quando você precisa fazer a declaração do seu imposto de renda, é necessário um contador, não é mesmo?

O mercado de trabalho está bem aquecido, pois a área oferece estabilidade para profissionais qualificados. Uma pesquisa recente do  Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revela que 93,87% dos profissionais de contabilidade estão empregados. Todas as empresas são obrigadas por lei a ter um contador que assina os relatórios fiscais e contábeis em conjunto com o administrador. 

Importância da contabilidade dentro das empresas

O papel do profissional de ciências contábeis vai além de fazer contas e dominar uma calculadora. É ele quem elabora todas as demonstrações contábeis e acompanha a evolução das contas patrimoniais da empresa além de ter a responsabilidade de manter a regularidade das informações da empresa perante o governo. 

É do contador a responsabilidade de manter a regularidade das instituições, acompanhando todas as obrigações e acessórias que devem ser entregues ao governo, bem como manutenção de alvarás e cumprimento de legislações societárias e tributárias.

Assim, este profissional é peça fundamental na tomada de quaisquer decisões que envolva a posição patrimonial da empresa. Através dos registros contábeis em contas do Balanço Patrimonial e Demonstração do Resultado do Exercício, torna-se possível verificar quais são as necessidades da empresa com relação a aumento de capital, aumento de receita, diminuição de custos, capacidade de mão de obra entre outros. 

Nesse sentido a capacidade analítica torna-se essencial na profissão contábil, ou seja, analisar números, colher informações e interpretar o que eles querem dizer para, a partir daí, tomar ou sugerir ações estratégicas para o desenvolver da empresa.

Quanto ganha uma pessoa formada em Ciências Contábeis EAD?

O piso salarial do contador no Brasil não tem um valor único, ou seja,  pode variar de acordo com a região e o setor que o contador trabalha. É o sindicato no qual o profissional está vinculado que estipula o valor mínimo e o valor máximo de salário conforme a função. 

Pesquisas feitas pelo site de emprego Catho, mostra que os salários de um contador variam entre empresas de pequeno e grande porte. Em empresas de grande ou médio porte, o gerente contábil pode receber de R$10.300,00 a R$17.000,00, coordenador contábil de R$6.700,00 a R$11.000,00, analista contábil Pleno de R$3.800,00 a R$5.500,00, analista contábil Júnior de R$2.800,00 a R$3.500,00. 

Já em empresas de grande porte o Gerente Contábil: de R$14.000,00 a R$26.000,00, Coordenador Contábil de R$9.000,00 a R$13.900,00, Analista Contábil Pleno de R$4.800,00 a R$6.500,00, Analista Contábil Júnior de R$3.300,00 a R$4.000,00. Os estagiários do curso de Ciências Contábeis EAD recebem em média de R$998,92 por mês.

Por que fazer Ciências Contábeis a distância?

Se você ainda tem dúvidas se deve ou não fazer Ciências contábeis EAD, saiba que as vantagem são inúmeras. O principal fator que faz o aluno escolher a graduação a distância é a flexibilidade e a versatilidade de poder estudar em qualquer horário, podendo assim conciliar trabalho com estudo

Sem local fixo e horário para estudar, o aluno escolhe o melhor horário para estudar. As videoaulas ficam anexadas no portal do aluno, assim o estudante pode assistir mais de uma vez se for necessário, e a qualquer horário, isso pode ser de manhã, de tarde, a noite ou até mesmo de madrugada. 

A biblioteca para pesquisa também é virtual, ou seja está 24 horas disponível. Outra vantagem para quem escolher o estudo a distância e a economia de dinheiro. A mensalidade dos cursos EAD são mais em conta comparado a faculdade presencial, cerca de 50% mais barato. Além da economia com a mensalidade o aluno economiza também com gastos de transporte e alimentação durante o período de estudo.

Se você tinha dúvidas sobre a profissão contábil, leu nesse post tudo o que precisava saber. Esclarecemos dúvidas como mercado de trabalho, funções, salário e as disciplinas que são estudadas durante a faculdade de Ciências Contábeis. 

Para conhecer mais sobre o curso de ciências contábeis EAD visite a página da UNIPAM e  conheça  a faculdade e tudo o que ela tem para oferecer como melhores descontos nas mensalidades e a maior variedade de cursos a distância. 

New call-to-action

Inscreva-se no nosso Blog

New call-to-action
cursos empreendedorismo

O que você achou dessa publicação?

Deixe o seu comentário abaixo.

BUY On HUBSPOT