mesa de madeira com elementos dispostos nela, como uma planta, um notebook e um livro. Na capa do livro está escrito "marketing and pricing". Acima da mesa, há duas mãos anotando em papéis. area-de-marketing

Você sabe qual é o papel do profissional de marketing?

Muitas pessoas associam a atividade de marketing com um modelo de fazer propaganda e promoções. Essa é apenas uma das funções da área, que abarca uma série de estratégias.

Conforme a American Marketing Association, o marketing é “uma atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para os consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral”.

O marketing é um campo amplo que se renova constantemente. Ele passou por diversas “eras” até chegar no período atual, com as redes sociais.

Quer conhecer um pouco mais da área do marketing? Neste post, vamos conversar sobre alguns conceitos, em quais carreiras o profissional pode atuar e como ingressar no mercado de trabalho.

A área do marketing em expansão

Hoje em dia é muito comum escutarmos sobre “fazer marketing na internet”. Mas o marketing nem sempre está conectado com a internet. 

O chamado “marketing digital” só se desenvolveu na década de 90 com a chegada da internet ao consumidor. 

Antes desse período, passamos por muitas “eras” que moldaram o marketing como o conhecemos hoje.

Marketing 1.0

A primeira “era” é conhecida como o “marketing 1.0”. O foco estava no desenvolvimento de produtos. As ideias propagadas durante o período tiveram forte conexão com o modelo de gestão implantado por Henry Ford, em 1914, o Fordismo.

No início, o importante consistia em oferecer produtos, por preços acessíveis, que atingissem o maior número de pessoas. Assim, tudo era padronizado.

Marketing 2.0

O marketing 2.0 foca seus esforços no consumidor. Com o contexto da era da informação, o perfil desse consumidor muda: ele passa a ser ativo no processo de compra, pesquisando sobre as marcas e realizando comparações de preços.

Surge, pela primeira vez, a segmentação. Assim, as empresas começam a propor soluções personalizadas para atender as necessidades do seu público-alvo.

A expressão “o cliente é rei”, que escutamos até hoje, surge a partir dessa fase.

Marketing 3.0

A próxima era, o marketing 3.0, tem sua base teórica desenvolvida por Philip Kotler, considerado como o “pai do marketing”.

Para Kotler, chegamos a um ponto em que consumidores se transformam em seres humanos plenos, com mente, coração e espírito. Assim, eles estão preocupados com empresas que compartilhem desses mesmos valores. 

O papel do marketing era criar produtos e serviços que refletissem esses valores. A opinião do público importa e suas ideias são levadas em consideração nos processos.

Marketing 4.0

Kotler desdobra a era do marketing 3.0 e apresenta o marketing 4.0. As ações ainda são focadas nos valores mas, desta vez, a tecnologia assume um papel fundamental no processo de compra.

As empresas devem se adaptar à natureza mutável dos caminhos do consumidor na economia digital.

À medida que passamos para o Marketing 4.0, em um mundo cada vez mais digital, cresce a importância humana.

A presença das mídias sociais não significa, entretanto, que o marketing tradicional, visto em propagandas de televisão, rádio, outdoors e jornais será substituído.

Kotler pontua que as duas formas de marketing devem coexistir para oferecer uma melhor experiência para o cliente.

A importância do marketing nas empresas

Mas, o que as “eras” do marketing podem nos ensinar?

A partir delas, conseguimos entender a importância do marketing para as empresas e, também, algumas habilidades que um profissional da área precisa desenvolver.

Hoje em dia, precisamos adotar uma postura de escuta ativa com o consumidor, levando em consideração suas opiniões e desejos, a fim de cultivar uma boa relação e impactar positivamente na imagem da empresa.

Mais do que vender produtos, o marketing deve planejar estratégias que ofereçam algo de valor.

Supomos que uma loja precisa vender sapatos. Para atrair os consumidores, ela não deve criar um perfil nas redes sociais apenas para marcar presença. Os consumidores desejam, também, informação.

Assim, desenvolve-se uma estratégia que carrega esse valor. Exemplos seriam posts mostrando dicas de “como combinar determinado sapato com calça jeans” ou, ainda, “quais são os sapatos que serão tendência no inverno”.

Onde eu posso atuar na área de marketing?

homem com blusa cinza escuro anotando em papéis em uma mesa de madeira. area-de-marketing-onde-posso-atuar

Qualquer marca que deseja alavancar estratégias para oferecer os seus produtos e, ao mesmo tempo, cultivar um relacionamento com seus clientes precisa de um profissional de marketing.

É possível atuar em empresas (independente do porte), hospitais, escolas, organizações sem fins lucrativos (ONGS) e, até mesmo, no marketing de celebridades.

À medida que novas plataformas surgem, nascem novas oportunidades de emprego.

Antes das redes sociais se tornarem presença constante nas nossas vidas, atuações em áreas como social media, na qual se trabalha com o planejamento e criação de conteúdo para as redes sociais, não existiam.

Mas, agora, as necessidades são outras.

No Brasil, 66% da população é ativa nas redes sociais e passa, em média, 4h41min na internet em dispositivos móveis, conforme o relatório Digital In 2020.

Já pensou quantas profissões surgiram a partir desse fato?

Mas é importante ressaltar que a área não se limita apenas ao digital. Profissões do marketing tradicional ainda existem e são requisitadas pelo mercado

Como vimos anteriormente, muitos dos princípios do marketing permanecem os mesmos e uma boa estratégia de vendas une todas as frentes.

Quais carreiras posso seguir na área de marketing?

O Marketing abre várias portas para oportunidades de carreira. 

Quer empresa, independente do seu tamanho, deve contar com profissionais que impulsionam a sua marca, seja através da criação de conteúdo, do monitoramento de redes sociais ou de pesquisas. 

Em geral, as carreiras exigem conhecimentos no comportamento do consumidor, em vendas, pesquisa de mercado e análise de concorrência.

Um bom curso de marketing trabalha com todas essas competências em sua grade curricular. Veja um exemplo de matriz curricular na página do Curso Superior de Tecnologia em Marketing – EAD do UNIPAM.

Confira alguns setores de atuação:

  • Publicidade: alia criatividade e estratégia para a criação de campanhas. Os profissionais trabalham com o gerenciamento de orçamentos, clientes, contratos, dados e análises de desempenho.
    Cargos: Gerente de publicidade, Diretor de Criação, Diretor de Mídia e Redator.
  • Marca: responsável por gerenciar a imagem de um produtor e organização. Esse trabalho requer uma compreensão profunda do posicionamento de mercado de atuação do produto.
    Cargos: Gerente de marca, especialista em marketing e produto, gerente de desenvolvimento de produto e Gerente de produto.
  • Campanhas: otimiza campanhas de marcas, produtos ou linhas dos produtos, conciliando com o orçamento estipulado.
    Cargos: Gerente de campanha de marca e gerente de campanha de mídia
  • Conteúdo: reúne especialistas em diversas mídias, como texto, foto e vídeo para a produção de conteúdo.
    Cargos: Criador de conteúdo, designer gráfico e redator.
  • Gestão de clientes: equipe preparada para lidar com dúvidas, sugestões e reclamações dos clientes.  gestão do sucesso do cliente consiste em aproveitar ao máximo a sua base de clientes, pois se um cliente ficar insatisfeito, não apenas você corre o risco de perder o negócio dele, mas também de clientes futuros
    Cargos: gerente de relacionamento com o cliente e especialista em sucesso do cliente
  • Pesquisa de mercado: encarregado de reunir insights sobre o mercados e sobre como os produtos são recebidos pelos consumidores. Esses dados são fundamentais, pois, a partir desse estudo, parte-se para um plano de ação. O profissional da área precisa ter um perfil bastante analítico.
    Cargos: gerente de pesquisa de mercado e supervisor de pesquisa de mercado.
  • Vendas: pensa em toda a estratégia para vender os produtos. Em cargos mais avançados, de gerência, o profissional é o responsável por instruir a equipe de vendas e alinhar as principais estratégias.
    Cargos: diretor de vendas e marketing, gerente nacional de vendas, gerente de varejo, executivo de vendas e gerente de vendas.
  • Especialista em SEO: Os em SEO (Search Engine Optimization;em português, Otimização para Mecanismos de Buscas) desenvolvem estratégias para que as páginas de determinado site fiquem no topo dos principais mecanismos de pesquisa, como o Google.
    Cargos: analista de SEO e especialista em SEO.
  • Social Media: área responsável por realizar o planejamento e a publicação de conteúdo para redes sociais. Além disso, também interage com outros usuários e analisa os resultados das postagens.
    Cargos: produtor de mídia social, especialista em mídia social, estrategista de mídia social e redator de mídia social.

Conclusão

O marketing é uma área ampla, que evoluiu com o passar dos anos e, provavelmente, vai se desenvolver ainda mais!

Para os interessados na área, a carreira é bastante promissora, pois a cada mídia social que surge, vem a necessidade de estar presente nela e, claro, de um profissional habilitado para colaborar nesse processo.

A exemplo disso estão as diversas áreas e profissões que surgiram com o advento da internet e, posteriormente, com a consolidação das redes sociais.

Você ficou interessado e deseja se especializar na área? Então confira informações sobre o Curso Superior de Tecnologia em Marketing – EAD do UNIPAM.

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