Você sabe o que faz um profissional de análise e desenvolvimento de sistemas? Em linhas gerais, é quem desenvolve sistemas informatizados, atuando na parte de programação de computadores, bem como no desenvolvimento de softwares e criação de bancos de dados das empresas.

Como é uma área em franca expansão em todo o mundo, tem um vasto mercado de trabalho. No UNIPAM, o curso tecnólogo EAD de análise e desenvolvimento de sistemas tem duração curta e possibilidades reais de o profissional sair da graduação já empregado.

Se você gosta da área de informática e tecnologia, e está em busca de um diploma de curso superior, certamente uma formação em análise e desenvolvimento de sistemas é a melhor alternativa. Siga lendo este texto e entenda o porquê.

analise de sistemas 3

O que é Análise e Desenvolvimento de Sistemas?

Dentro das empresas, existe uma necessidade constante de que os programas da área de informática sejam analisados, otimizados e até mesmo desenvolvidos de forma que atenda os interesses de uma companhia.

Um analista dessa área atua dentro do setor de TI (tecnologia da informação) e tem dentro de suas atribuições trabalhar na programação de projetos de computação.

Mas o profissional formado em análise e desenvolvimento de sistemas ainda pode fazer a montagem da estrutura de banco de dados e codificação de programas. O analista de desenvolvimento de sistemas cria sistemas e também projeta, implanta e realiza manutenção de sistemas e aplicações.

Um bom exemplo prático do papel de um analista de sistemas é a criação de um software que faz o controle do estoque de uma loja.

Também é possível que o profissional se dedique à parte de desenvolvimento de aplicativos móveis, para smartphones.

Perfil do Profissional de Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Antes de mais nada, é importante que a pessoa interessada em entrar para a área de TI tenha afinidade e aptidão com informática e tecnologia.

Outra atribuição que se faz necessária é com os números, uma vez que esse profissional lida constantemente com cálculos.

Organização e atenção são imprescindíveis para um analista de sistemas, já que qualquer erro eventual, por menor que seja, pode comprometer o funcionamento de toda uma empresa.

O profissional de análise e desenvolvimento de sistemas precisa ser inquieto e sempre estar em busca de melhorias, pois, o ambiente virtual está constantemente passível de alguma invasão de hackers ou até mesmo panes no sistema. E isso pode gerar prejuízos milionários, em alguns casos.

A preocupação com a segurança dos sistemas é fundamental, bem como a proatividade de quem trabalha nessa área.

Mercado de trabalho, salário e carreira

Imagine que a quase totalidade das empresas dos mais diversos ramos necessita de algum sistema, seja no controle de um estoque, no banco de dados ou até mesmo num controle de livro-ponto.

E esses desenvolvimentos precisam de um analista de sistemas. À medida que as companhias – desde as de pequeno porte até grandes corporações se informatizaram, aumentou o campo de atuação para esse profissional.

Dito isso, vale destacar que uma pessoa formada em análise e desenvolvimento de sistemas tem, nos dias atuais, um amplo mercado de trabalho, seja em departamentos de TI ou até mesmo prestando consultorias para empresas.

Dentro do curso de análise e desenvolvimento de sistemas do UNIPAM, o estudante tem na grade curricular a disciplina de empreendedorismo.

Isso permite que o aluno, após a conclusão do curso, e obtenção do diploma possa também abrir o próprio negócio, desenvolvendo sistemas para outras empresas.

O salário de um profissional de análise e desenvolvimento de sistemas varia bastante, mas, de acordo com site Catho, a média no Brasil é de R$3818,25.

No entanto, dependendo da experiência do profissional, é possível que o valor ultrapasse os R$6000,00 mensais.

Por ser uma área diretamente ligada à tecnologia de informação (TI), análise e desenvolvimento de sistemas é frequentemente apontada como uma das 10 profissões do futuro, garantindo a quem se forma a chance de ter uma carreira promissora, com muitas perspectivas para os próximos anos.

analise de sistemas

Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas EAD

No UNIPAM, o curso de análise e desenvolvimento de sistemas EAD tem 3 anos de duração, e oferece ao aluno toda a informação necessária para trabalhar na área.

O curso foi pensado de forma que contemple uma forte base teórica, além de uma vivência prática em programação de projetos de computação.

Ao longo dos 6 semestres, o aluno vai estudar disciplinas como arquitetura e organização de computadores, fundamentos de redes de computadores, engenharia de software, desenvolvimento para dispositivos móveis, programação back-end, empreendedorismo, direito e ética na computação, entre outras.

Como são as aulas do EAD?

Nessa hora você deve estar perguntando como aprender todo esse conteúdo em um curso 100% on-line, não é mesmo?

Nos últimos anos, o ensino a distância virou uma tendência mundial para muita gente, e por conta disso, as plataformas para aprender também tiveram que se modernizar, e hoje permitem que o estudante obtenha ótimos resultados em graduações EAD.

No UNIPAM, o aluno que faz a matrícula tem acesso ao ambiente virtual de aprendizagem, o AVA. É nele que ficam todo o material para o estudo – livros, vídeos, infográficos e exercícios.

Esse conteúdo fica disponível para o estudante a qualquer momento, 24 horas por dia, 7 dias por semana, bastando estar conectado à internet para ter acesso ao material.

Embora os conteúdos sejam estudados on-line, pelo computador, tablet ou smartphone, as provas acontecem de forma presencial, em uma unidade do UNIPAM, escolhida pelo aluno no momento da matrícula.

Características do estudante EAD

Muita gente ainda acredita que fazer uma faculdade a distância é mais fácil, porém, na prática, as coisas não são bem assim.

Isso, porque uma graduação feita de maneira remota exige muita disciplina por parte do estudante.

Antes de ingressar em um curso, a pessoa deve fazer um planejamento de horários, para que possa criar uma rotina de estudos – de preferência diária.

Uma sugestão é que o estudante EAD tenha também um espaço em casa bem arejado e iluminado, de preferência silencioso, onde possa assistir as aulas e manter a concentração.

E, por falar nisso, sabemos que o ambiente caseiro é convidativo às distrações, portanto é bom que, durante as aulas, o aluno desapegue do celular, televisão e outros aparelhos que possam tirar a atenção e comprometer o aprendizado.

Diferença curso tecnólogo x técnico

Ainda há muita confusão quando falamos sobre cursos tecnólogos. Isso porque grande parte das pessoas associam essas graduações a cursos técnicos.

Um tecnólogo é considerado curso superior, como um bacharelado ou licenciatura, e após a conclusão, é possível ingressar em um mestrado ou doutorado.

Já um curso técnico é considerado de nível médio, sem a titulação obtida em uma faculdade.

No mercado de trabalho, profissionais formados em cursos tecnólogos têm as atribuições para ocuparem cargos de gestão, enquanto quem se forma no técnico ocupa, geralmente, funções operacionais.

analise de sistemas 2

Como ingressar no EAD UNIPAM?

Existem diferentes formas de entrar em uma graduação a distância do UNIPAM:

- Vestibular on-line: o candidato faz uma redação com tema escolhido pela instituição.

- Uso da nota do Enem: neste caso, o candidato que apresentar o melhor desempenho na prova do Exame Nacional do Ensino Médio pode ganhar uma bolsa de até 100% no semestre.

- Uso do diploma de ensino superior: quem já tiver concluído um curso superior e busca a segunda graduação, pode entrar no EAD UNIPAM apenas com o diploma, sem a necessidade de fazer vestibular.

- Transferência: caso o estudante esteja fazendo uma graduação em outra instituição de ensino e queira concluir o curso no EAD UNIPAM, é possível fazer a transferência sem a necessidade de processo seletivo.

- Ex-aluno UNIPAM: já em casos nos quais o estudante já se formou no UNIPAM e quer ingressar em um curso EAD, também é possível fazer a matrícula sem a necessidade de vestibular.

Conclusão

Se você chegou até aqui é porque está realmente interessado em começar uma faculdade de análise e desenvolvimento de sistemas em breve, certo?

E, se a falta de tempo para se deslocar até as aulas presenciais eram um problema, talvez a escolha por uma graduação EAD seja a melhor alternativa.

Em artigo recente do jornal Folha de São Paulo, foi destacado o aumento pela procura dessa modalidade de ensino, sendo a única que obteve crescimento, em comparação com o presencial. Mais uma prova de que o modelo de ensino remoto veio para ficar, ainda mais após o período de pandemia, em que as pessoas tiveram que ficar mais tempo em casa.

Uma formação superior no UNIPAM é um passaporte para conseguir uma boa posição no mercado de trabalho, ainda mais em uma área tão concorrida, como é a de TI.

Com mais de 50 anos de história, o UNIPAM é referência em ensino superior, com nota máxima na EAD, e reconhecimento do MEC – uma segurança para quem está fazendo a graduação.

Faça sua inscrição agora mesmo e dê início a uma nova etapa em sua vida. Neste artigo, explicamos mais sobre a relação da graduação com o crescimento pessoal.

Ficou com alguma dúvida? Fique à vontade para comentar este post.

 

New call-to-action

Inscreva-se no nosso Blog

New call-to-action
cursos empreendedorismo

O que você achou dessa publicação?

Deixe o seu comentário abaixo.

BUY On HUBSPOT