EAD

10 dicas para manter o foco e estudar online

By EAD UNIPAM   |    | 11 min de leitura
Saiba mais
Saiba mais

 Tag: EAD

Os cursos feitos a distância, conhecidos como EAD, têm ganhado cada vez mais popularidade no Brasil. Dessa forma, estudar online fez com que o ensino se tornasse mais acessível, mais facilitado, mais flexível e com uma maior liberdade para fazer os próprios horários de estudo.

 

Essas são apenas algumas das vantagens que fazem esse modelo de curso crescer cada vez mais. Mas toda essa liberdade de estudo merece um pouco de atenção.

 

Por se tratar de um método novo, muita gente ainda possui dificuldades na organização para estudar online. E não se preocupe, é algo normal! Principalmente no começo, quando o aluno ainda não se acostumou com o formato, é comum se perder e se confundir na organização.

 

Por isso, separamos 10 dicas para te ajudar na organização e render cada vez mais na sua rotina de estudos online. Continue a leitura e confira!

 estudante com computador

1. Defina um horário específico e espaço para estudo online

Definir um horário e um espaço específico para estudos vai ajudar na hora de montar uma rotina completa. Ter essa rotina irá auxiliar o seu corpo e seu cérebro a se concentrarem melhor na matéria e em qualquer atividade que necessite de atenção.

 

Isso acontece pois, ao se acostumar com a rotina, o seu corpo já saberá que é hora de estudar na hora certa, e o seu cérebro irá se acostumar a focar nos estudos sem muito esforço.

 

A vantagem é que, com o estudo online, você poderá fazer os seus próprios horários, podendo se adaptar à rotina que você já tem. Dessa forma, mesmo trabalhando e possuindo outras obrigações, você pode ainda criar as suas rotinas de estudo nos horários mais propícios pra você.blog ead unipam

 

Porém, é necessário que você siga esses horários de estudo à risca, sem exceções, pois eles são importantes para a organização dos estudos. Manter essa constância é o que vai fazer com que você complete o curso com maestria.

 

2. Utilize a técnica Pomodoro

Você conhece a técnica Pomodoro? Esse é um método criado para gerenciar de forma estratégica o tempo que você utiliza nas suas tarefas, seja de estudos, de trabalho e até mesmo tarefas diárias de casa.

 

O método foi criado em meados de 1980, pelo italiano Francesco Cirillo. Essa técnica ajuda na concentração, fazendo com que você possa realizar seus estudos ou trabalho de forma mais efetiva e produtiva.

 

Nessa técnica, você irá dividir os seus estudos em períodos de 25 minutos, com intervalos de 5 minutos entre eles. Após 4 ciclos desses períodos com as pausas, faça uma pausa maior, de 30 minutos.

 

Você vai basicamente estudar em períodos mega produtivos de 25 minutos, pausando 5 minutos no final dele, até atingir 4 períodos, mudando a pausa para 30 minutos.

 

Para isso, é indicado que você utilize um cronômetro ou um aplicativo. Por ser uma técnica bastante popular, já existem aplicativos específicos para esse método, como Pomodoro Timer, para celular, e o Pomello, para computador. O tempo é o método que o criador encontrou como mais efetivo para a maioria das pessoas, mas você pode adaptar conforme o seu estilo.

 

3. Evite interrupções

Com as redes sociais se popularizando, crescendo e se diversificando, tem ficado cada vez mais difícil focar em uma só tarefa sem interrupções. As notificações nos tiram o nosso foco com frequência.

 

Por mais que sejam uma ótima forma de lazer e de passar o tempo, é necessário evitar essas distrações durante o período de estudos. É imprescindível manter o foco durante o período para absorver melhor o conteúdo.

 

Para quem gosta de aplicativos, alguns apps já foram criados com o intuito de bloquear as redes sociais no smartphone e no computador durante o período de estudos. O OFF TIME é um bom exemplo, assim como Block Apps e até uma opção moderna e sustentável que planta árvores a cada 30 minutos longe do celular, como é o caso do Forest.

 

Para quem tem mais disciplina, basta manter o celular no silencioso ou longe da sua área de estudos, e aproveitar as pausas do método Pomodoro para usar as redes sociais.

 

Agora, se você precisa estudar em horários em que seus filhos e família estejam em casa, é importante conversar com eles. Explique que você precisa ficar concentrado durante aquele período e que depois poderá dar a atenção que eles necessitam. O diálogo é uma excelente forma de buscar resolver conflitos familiares.

 

4. Tenha um ambiente adequado

A organização do ambiente reflete diretamente na organização dos seus estudos. Quando você tem muita informação no seu ambiente, com objetos desorganizados e bagunçados, as chances de você perder o foco são grandes.

 

Por isso, é ideal que você tenha um ambiente adequado, com uma mesa de estudos limpas e somente com o necessário para sua rotina.

 

Além disso, é importante que a iluminação seja a melhor possível. Prefira ambientes claros, com bastante iluminação. Ambientes escuros podem prejudicar sua visão, além de serem amigos do sono, que tira o seu foco nos piores momentos.

 

Evite estímulos visuais, como TV ligada, crianças correndo, sons altos. Eles também podem atrapalhar o seu foco e tirar o seu entendimento do que está sendo ensinado.

 

O ambiente pode ser seu melhor amigo na hora de absorver ainda mais o conteúdo. Por isso, busque criar um local calmo, tranquilo, organizado e com poucos estímulos externos. Caso você não tenha um espaço em casa, uma biblioteca ou um escritório podem ser ideais. E se você fizer faculdade a distância, você pode utilizar o espaço do campus ou polo presencial.

 

5. Estabeleça metas diárias (mas realistas)

Para conseguir tirar o máximo, não só dos estudos, mas de todas as áreas da sua vida, é ideal estabelecer uma meta. Uma meta de estudos te ajudaria na hora de se cobrar, de saber quanto estudar por dia, de manter a produtividade e se automotivar a iniciar a rotina de estudos.

 

Porém, é necessário que a sua meta seja realista. Uma meta irreal pode ter o efeito contrário, matando aos poucos a sua motivação e a sua produtividade.

 

Por exemplo, não adianta colocar como meta estudar o conteúdo de um mês em apenas um dia. É uma meta irreal e pode fazer você se sentir mal por não conseguir.

 

Mas você pode colocar como meta terminar 2 matérias completas em 2 meses. Dependendo da sua instituição e do seu tempo livre, essa pode ser uma meta realista e atingível.

 

Por isso, é ideal que você se conheça, saiba seus limites e as características do seu curso. Tudo isso vai garantir que a sua meta seja a melhor, te motive diariamente e te faça alcançar o máximo potencial do seu curso!

 marten-bjork-rH8O0FHFpfw-unsplash

6. Faça anotações e esquemas

Para uma absorção completa do conteúdo que você estudou, é ideal que você faça esquemas, anotações, gráficos e textos. Além disso, também é importante fazer os exercícios, mesmo quando não são obrigatórios. Tudo isso vai te ajudar a não só aprender, como também fixar tudo com o máximo de eficácia, te ajudando a fazer as provas e trabalhos mais tardes.

 

É natural que as pessoas tenham formas diferentes de aprendizado, algumas aprendem anotando, outras preferem apenas assistir ou ouvir as aulas. Porém, as dúvidas devem ser anotadas para que você se lembre das dificuldades daquela aula, e possa ir atrás da resolução.

 

As instituições a distância possuem tutores que estão sempre dispostos a tirar as dúvidas. Por mais simples que pareça, as dúvidas serão seu combustível para um aprendizado mais que completo.

 

7. Participe de todas as interações possíveis

Não é raro que as instituições organizem eventos que não são obrigatórios, como palestras e webinars, e conteúdos diversos, como blogposts e e-books. É ideal que você procure sempre comparecer aos eventos, pois eles podem fornecer informações importantes, além de horas extras para o seu curso. Consumir o conteúdo também é uma boa forma de sempre se manter ativo, mesmo nas horas vagas.

 

Outros exercícios específicos do seu curso também podem ser não obrigatórios, mas isso não significa que não sejam extremamente importantes. Sempre faça os trabalhos, exercícios e questionários, confira o horário das aulas online, se for ao vivo, e não deixe de comparecer.

 

Essa interação completa vai fazer com que você aproveite cada centavo investido no seu curso, e tire sempre o melhor aprendizado possível de todas as matérias.

 

Além disso, também busque fazer as matérias optativas. Elas podem fornecer muito mais conteúdo do que você imagina, e garantir uma nova experiência, preparado para o mercado de trabalho de forma completa.

 

8. Faça um cronograma de estudos

Um passo de extrema importância para estudar online é criar um cronograma de estudos sempre com a sua meta em mente. Por não possuir cobrança de professores e aulas presenciais com datas, o cronograma vai te ajudar a não se perder na matéria e a não deixar passar nada.

 

Além disso, ao sentar-se para estudar sem um cronograma feito, você pode gastar mais tempo do que o necessário tentando se localizar na matéria e nas aulas. Com o cronograma pronto, você economiza o seu tempo e ainda otimiza os seus estudos para render cada vez mais.

 

A organização vai te ajudar na automotivação, pois, com a matéria pronta, o estudo já estará meio caminho andado. Assim basta separar um tempinho no começo do seu ciclo para criar o cronograma, enquanto nos próximos dias basta sentar e iniciar os estudos!

 

Esse cronograma pode ser feito tanto com aplicativos, como o Trello e o Evernote, como por meio de planilhas simples de fazer. Você também pode usar o velho método de anotar em um planner, que ainda é muito eficiente para muita gente.

 

9. Não deixe as tarefas e a matéria para a última hora

As tarefas, trabalhos, exercícios e avaliações do ensino online, em geral, possuem datas limites para serem realizadas. E você só poderá realizar se assistir todas as aulas, ou ao menos as aulas determinadas para aquela atividade.

 

Deixar a matéria acumular para ser assistida muito próxima da data final das avaliações pode ser extremamente prejudicial para o seu curso. Além de perder conteúdo, você pode se atropelar na matéria e dificilmente irá conseguir absorver tudo de uma vez.

 

Essa prática de deixar tudo para a última hora também pode acabar te frustrando, pois nem sempre será possível lidar com toda a matéria de uma vez só. E pode até mesmo te desanimar em relação ao curso escolhido.

 

Por isso, crie o seu cronograma de estudos com os prazos em mente, de forma que não pese na sua rotina. Assim, você conseguirá tirar o máximo, aproveitar todos os conteúdos sem desespero e sem pressão.

 

10. Não se cobre tanto (nem tão pouco)  

A independência de estudar online envolve, acima de tudo, responsabilidade. Saber seguir um planejamento, fazer uma meta e correr atrás do seu próprio resultado e administrar o próprio tempo. Todos esses são aspectos fundamentais para o sucesso, não somente em um curso a distância, como também em outras áreas da vida.

 

Para estudar online, não existe obrigatoriedade em frequentar aulas como no ensino tradicional, e não existe professores cobrando aulas e conteúdo. Mas existe a necessidade de entregar resultados ao final de cada matéria.

 

Dessa forma, é necessário se cobrar para manter sempre a constância no cronograma de estudos, seguindo a sua meta e alcançando os resultados.

 

Porém, não se cobre tanto. É normal que, quando falamos de nós mesmos, a cobrança seja bem maior do que faríamos com outra pessoa. E uma cobrança muito grande também pode ser prejudicial na sua motivação diária.

 

Siga o seu cronograma e se conheça, seja gentil com você mesmo e entenda que imprevistos podem acontecer, faz parte da vida. Então siga confiante e muito aberto, sem se cobrar muito, mas ainda se cobrando na medida certa para alcançar os melhores resultados.

 

 

Com essas 10 dicas simples, será possível melhorar a sua absorção da matéria, aprimorar sua concentração, criar um cronograma efetivo, aperfeiçoar de forma estratégica seus estudos e otimizar a sua rotina.

 

Dessa forma, você conseguirá aproveitar o seu curso de forma completa, até as experiências que muitos alunos ignoram durante o curso mas que fornecem um ensinamento extra para o mercado de trabalho.

 

Isso fará com que você já termine o seu curso com vantagem competitiva, saindo na frente dos seus concorrentes antes mesmo de finalizar.

 

E para te ajudar nessa jornada de estudar online, você conhece o formato de estudo intercalado? Com ele, você pode criar o seu cronograma de forma mais completa e otimizada, em um formato diferenciado que te ajudará a absorver muito mais do seu conteúdo! Leia mais sobre esse formato e comece a aplicar!

 

New call-to-action

Inscreva-se no nosso Blog

New call-to-action
cursos empreendedorismo

O que você achou dessa publicação?

Deixe o seu comentário abaixo.

BUY On HUBSPOT